Topo

Fórmula 1

Companheiro de Massa é tratado como futuro campeão dentro da Fórmula 1

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Nice (FRA)

28/05/2015 06h00

Ele está em apenas sua terceira temporada na Fórmula 1, não sabe o que é terminar um ano atrás de seu companheiro de equipe, é o principal nome do mercado de pilotos para 2016 e é apontado como um futuro campeão do mundo. Que Valtteri Bottas é a bola da vez na Fórmula 1, ninguém duvida, mas o que faz do finlandês um piloto em que se aposta tanto - dentro e fora da Williams?

Bottas tem cinco títulos na carreira - dois na Fórmula Renault, dois Masters de Fórmula 3 e o mais importante, na GP3 - e vem aparecendo como um rival duro para seus companheiros de equipe. Estreou em 2013, após fazer um ano como piloto de testes na Williams, e bateu facilmente Pastor Maldonado em um ano muito difícil para a equipe.

As vacas magras ficaram para trás e a Williams melhorou em 2014. Com isso, o trabalho de Bottas começou a aparecer mais. O piloto foi ao pódio por quatro vezes - contra duas do novo companheiro, Felipe Massa - e foi o quarto colocado no campeonato, à frente dos campeões do mundo Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Jenson Button. E também do brasileiro, que fechou o ano em sétimo.

Em 2015, mesmo tendo perdido a primeira etapa por uma lesão muscular na coluna, é o quinto colocado no campeonato e está à frente de Massa - e está chamando a atenção até de fora da Williams.

“O Bottas tem muita qualidade. É um piloto que tem todos os ingredientes para ter um bom futuro na Fórmula 1. Ele é muito consistente, muito sólido”, afirmou Felipe Nasr, que trabalhou com o finlandês ano passado, quando era piloto de testes da Williams.

Até a chefe da equipe, Claire Williams, reconhece que “foi colocada muita expectativa em cima de Valtteri desde seu primeiro ano”, mas salientar que “ele lidou muito bem com isso. Ele conseguiu desenvolver sua personalidade em seu primeiro ano, quase que nas sombras, e felizmente nos últimos dois anos demos a ele carros com os quais ele conseguiu mostrar sua habilidade: e, no momento, ele parece um futuro campeão do mundo”, cravou.

Além de impressionar pela naturalidade com que lida com toda a expectativa que é colocada em cima dele, o finlandês de 25 anos também chama a atenção da parte técnica da equipe Williams. “Quando você ouve ele falando parece que está lidando com alguém com 10 anos de experiência”, salienta o chefe de performance veicular, Rob Smedley. “Ele é muito calmo em sua abordagem, muito preciso e sabe exatamente o que quer do carro.”

Com todas estas qualidades, Bottas começou a figurar como peça importante no mercado de pilotos, sendo constantemente associado a uma vaga na Ferrari, ainda que sua carreira seja gerenciada por Toto Wolff, chefe da Mercedes, que o colocou na Williams por ser acionista da equipe inglesa.
O piloto, por enquanto, diz estar feliz na Williams, mas contando que a equipe continue evoluindo. “Meu objetivo é ser campeão do mundo, sempre foi - nada mais é o bastante.” E ninguém duvida disso.

Fórmula 1