Topo

Fórmula 1

"Alonso nunca teve paciência e não vai esperar pela McLaren", diz ex-chefe

Após seis etapas, Alonso ainda não pontuou na McLaren em 2015 - AFP PHOTO / POOL / BORIS HORVAT
Após seis etapas, Alonso ainda não pontuou na McLaren em 2015 Imagem: AFP PHOTO / POOL / BORIS HORVAT

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

03/06/2015 06h00

Foram sete anos trabalhando com Fernando Alonso nas duas passagens do espanhol pela equipe Renault: na primeira, Pat Symonds viu seus primeiros passos na categoria, desde quando foi piloto de testes, em 2002, até a primeira vitória, no ano seguinte, e os dois títulos mundiais, em 2005 e 2006. E na segunda, em 2008 e 2009, viu seu retorno após um ano turbulento na McLaren. O que o britânico nunca viu, contudo, foi Alonso demonstrar muita paciência.

Mesmo reconhecendo o grande talento do espanhol - o qual coloca no mesmo nível de outros dois pilotos com quem trabalhou em mais de 30 anos de experiência, Ayrton Senna e Michael Schumacher - Symonds não acredita que Alonso conseguirá esperar o renascimento da equipe McLaren.

“Acho isso muito difícil, não acho que ele tenha mostrado paciência em nenhum momento de sua carreira. Eu duvido”, sentenciou ao UOL Esporte.
A opinião é a mesma de outro profissional que trabalhou com o espanhol. Companheiro de Alonso por quatro temporadas entre 2010 e 2013, Felipe Massa também afirmou ao UOL Esporte que duvida que o piloto espere até a McLaren voltar a vencer.

“Esse ano ele vai aguentar, tirar como um ‘ano de férias’, claro que trabalhando com a equipe e desenvolvendo [o carro]. Mas acho que se ele não tiver no ano que vem uma temporada forte e competitiva, as coisas podem mudar rapidamente”, opinou. “Acho que Alonso não é uma pessoa fácil, é uma pessoa que precisa do resultado, precisa andar lá na frente, aparecer.”

Nas seis primeiras etapas disputadas no atual campeonato, o espanhol ainda não pontuou. No GP de Mônaco, caminhava para o primeiro top 10 no retorno à McLaren quando sofreu uma quebra. Para a próxima corrida, no Canadá, no próximo final de semana, a expectativa é de que o time inglês volte a sofrer pela falta de competitividade do motor Honda. 

Fórmula 1