Topo

Fórmula 1

Alonso se irrita com McLaren e discute com engenheiro: 'Parecemos amadores'

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Montreal (CAN)

07/06/2015 15h44

A paciência de Fernando Alonso com a má performance da McLaren parece ter acabado durante o GP do Canadá. O espanhol, que largou em 13º, fez uma boa primeira volta e chegou a se colocar em 11º, mas logo começou a ser ultrapassado pelos rivais com certa facilidade, tamanha a diferença de performance em relação aos outros carros.

Quando seu engenheiro de pista pediu que o piloto diminuísse o ritmo para economizar combustível, o bicampeão retrucou. "Eu não quero, eu não vou. Eu já estou com muitos problemas agora pilotando isso, parecendo um amador!", esbravejou pelo rádio voltas antes de abandonar a prova canadense, por problemas técnicos. É a terceira vez seguida que o piloto não completa uma corrida por quebras.

Massa quase atropela uma marmota que atravessou a pista - Reprodução - Reprodução
Marmota atravessou a pista e escapou de ser atropelada por Felipe Massa
Imagem: Reprodução

A Honda, que fornece motores para a McLaren e tem sido a grande responsável pelo mau rendimento da equipe, levou novidades para o GP do Canadá visando melhorar a confiabilidade de seu equipamento. Porém, o companheiro de Alonso, Jenson Button, sofreu uma quebra ainda no treino livre, sequer participou da classificação, e teve de trocar diversos elementos do motor antes da corrida, ultrapassando o limite de quatro unidades de potência por ano já na sétima das 19 provas e tendo de pagar um drive through na corrida. O campeão de 2009 também abandonou o GP do Canadá, 10 voltas depois de Alonso.

O inglês, que conquistou os únicos pontos da McLaren até aqui no ano, em Mônaco, levou uma volta dos líderes após apenas 22 giros disputados no circuito Gilles Villeneuve. Já Alonso ainda não pontuou na temporada 2015. É seu maior período sem chegar no top 10 desde seu ano de estreia, em 2001, pela nanica Minardi.

Após a prova, Alonso adotou uma postura mais calma. Via twitter, chegou a brincar com o companheiro, postando uma foto invertida do resultado final da prova, mostrando-o em primeiro, com Button em segundo. "Claro que estou um pouco triste em abandonar pela terceira vez e certamente temos de arrumar algumas coisas. Mas sabemos qual é a situação e que temos de trabalhar mais duro do que nunca para mudá-la."

Sobre a conversa ríspida no rádio, Alonso disse explicou que só queria que o deixassem correr. "Eu estava no meio de algumas batalhas e tinha de economizar combustível, pneus, e depois de três ou quatro avisos [do engenheiro] eu falei 'primeiro me deixem correr porque é uma motivação para mim ter carros ao meu redor e podemos economizar combustível quando não tiver ninguém por perto'", explicou.

Classificação final do GP no Canadá

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1:31:53.145

2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - +2.2

3. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - + 40.6

4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - + 45.6

5. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - + 49.9

6. Felipe Massa (BRA/Williams) - + 56.3

7. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - + 66.6

8. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - + 1 volta

9. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) - + 1 volta

10. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - + 1 volta

11. Sergio Perez (MEX/Force India) - + 1 volta

12. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - + 1 volta

13. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - + 1 volta

14. Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - + 1 volta

15. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - + 1 volta

16. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - + 2 voltas

17. Will Stevens (ING/Manor) - + 4 voltas

Não completaram: 

Roberto Merhi (ESP/Manor)

Jenson Button (ING/McLaren)

Fernando Alonso (ESP/McLaren)

Fórmula 1