Topo

Fórmula 1

De líder estressado a Massa em alta: as 5 perguntas do GP da Inglaterra

Em 2014, Rosberg abandonou e deu Hamilton no GP da Inglaterra - Alexander Klein/;AFP
Em 2014, Rosberg abandonou e deu Hamilton no GP da Inglaterra Imagem: Alexander Klein/;AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Viena (AUT)

01/07/2015 06h00

Nona etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP da Grã-Bretanha acontece neste final de semana em Silverstone com alguns temas importantes. Correndo em casa, o líder do campeonato, Lewis Hamilton, tenta frear o crescimento do companheiro Nico Rosberg, que está a 10 pontos depois de ter vencido de forma convincente a última etapa, na Áustria. Quem também vem tentando manter a boa fase é Felipe Massa, que conquistou o primeiro pódio da temporada em Spielberg.

O GP da Grã-Bretanha começa com os treinos livres às 6h e às 10h pelo horário de Brasília. A classificação será às 9h no sábado e a corrida, também às 9h do domingo.

1. A Williams conseguirá lutar por pódios?
O time de Felipe Massa e Valtteri Bottas ficou entre os três primeiros nas últimas duas etapas. Porém, em ambos os casos sua principal rival, a Ferrari, não teve uma corrida limpa, com falhas ou na classificação, ou na corrida. No GP da Áustria, contudo, o time inglês estreou um grande pacote de melhorias no carro, com o qual espera ao menos se aproximar dos carros italianos em condições normais.

2. A Mercedes vai atender aos pedidos de Hamilton?
Após perder a liderança nos primeiros metros do GP da Áustria e chegar em segundo, Hamilton reclamou de mudanças que a Mercedes fez na configuração de sua embreagem, o que vem, segundo ele, prejudicando suas largadas. As alterações foram feitas antes do GP da Espanha e, de lá para cá, Nico Rosberg venceu três das quatro etapas.

3. Rosberg vai virar o jogo?
Quando chegou ao GP da Espanha, em maio, Nico Rosberg tinha uma desvantagem de 28 pontos em relação a Lewis Hamilton. De lá para cá, o alemão teve um ritmo ligeiramente superior ao companheiro em duas provas e contou com um erro de sua própria equipe contra o companheiro em Mônaco para vencer três das quatro etapas disputadas até então e diminuir a diferença para 10. Uma nova dobradinha com o alemão na frente, por exemplo, reduziria a vantagem de Hamilton para três pontos com 10 das 19 etapas ainda por disputar.

4. A McLaren vai desencantar?
O time de Fernando Alonso e Jenson Button tinha grandes esperanças de melhora para o GP da Áustria, mas acabou vivendo seu pior final de semana da temporada. Por falhas no motor e no câmbio, seus pilotos tiveram, juntos, uma punição recorde de 50 posições, e abandonaram ainda nas primeiras voltas da prova. Na semana seguinte, contudo, o time conseguiu acumular quilometragem importante nos testes realizados na Áustria – em apenas um dia, Alonso conseguiu dar 104 voltas, e promete um desempenho melhor correndo em casa na Inglaterra.

5. Vai ter público?
O GP da Grã-Bretanha é um dos mais populares do calendário, mas a dificuldade que a Fórmula 1 vem tendo em atrair torcedores para os autódromos mesmo em redutos tradicionais da categoria vem assombrando os organizadores. Tanto, que duas semanas antes do GP em Silverstone foram feitas promoções, com queda de mais de 30% no valor das entradas. Não que a prova venha tendo problemas nos últimos anos – em 2014, os números oficiais falam em um público de 122 mil no domingo – mas uma queda, ainda mais com o britânico Lewis Hamilton rumo ao tricampeonato, desgastaria ainda mais a imagem da categoria.

Fórmula 1