Topo

Fórmula 1

Ele não se formou. Mas credita aos estudos o bom desempenho na F-1

Felipe Nasr é o melhor estreante desta temporada da Fórmula 1 - Andreu Dalmau/EFE
Felipe Nasr é o melhor estreante desta temporada da Fórmula 1 Imagem: Andreu Dalmau/EFE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Viena (AUT)

01/07/2015 06h00

Felipe Nasr não chegou a se formar no Ensino Médio por conta da carreira como piloto na Europa. Porém, enquanto esteve na escola, o piloto sempre teve de obedecer uma regra: jamais perderia uma aula para ir a alguma prova ou treino. E, com isso, acredita que se tornou um piloto melhor.

“Tive que aprender as pistas mais rápido que os outros, foi uma coisa que, sem eu perceber, acabou acontecendo”, contou ao UOL Esporte. “E me ajudou em todas as categorias das quais eu participei. Na Fórmula BMW, por exemplo, eu não conhecia nenhuma pista na Europa e tinha só um treino de manhã de 30 a 40 minutos e ia direto para a classificação.”

O brasileiro, que é o estreante melhor classificado na Fórmula 1 nesta temporada, lembra que sempre impressionou as equipes por que passou pela rapidez de aprendizado. “Conseguia pegar a mão da pista e ser bem competitivo. Foi assim desde o início no kart e acho que isso é algo que só me favoreceu. A Austrália foi um exemplo disso aí. Fiz uma sessão a menos em uma pista a qual não conhecia e acabei tendo um resultado muito bom”, diz o piloto, que foi quinto colocado logo em sua primeira corrida na Fórmula 1, mesmo não tendo participado de todos os treinos livres devido a pendências judiciais de sua equipe, a Sauber.

A vida do estudante Nasr foi mostrada em um documentário divulgado pelo time, em que o piloto retorna a sua escola, em Brasília. “Até um certo ponto, era um bom aluno. Depois, as coisas mudaram. Acabei não terminando os estudos. Fiz até o segundo ano do Ensino Médio e depois vim para a Europa, com 16 anos.”

A Fórmula 1 volta neste final de semana, com o GP da Grã-Bretanha, nona etapa do campeonato. Lewis Hamilton lidera com 10 pontos de vantagem para Nico Rosberg, ambos da Mercedes.

Fórmula 1