Topo

Fórmula 1

Massa diz que nunca foi 'queridinho da imprensa' e reconhece que sofreu

Felipe Massa relembrou críticas, mas vê atitude da imprensa diferente com ele - Mark Thompson/Getty Images
Felipe Massa relembrou críticas, mas vê atitude da imprensa diferente com ele Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

02/07/2015 13h34

Ele tem 11 vitórias, 40 pódios na carreira e um vice-campeonato. Nos últimos dois anos, tem travado um duelo equilibrado com um piloto apontado como futuro campeão mundial na Fórmula 1. Mas Felipe Massa conviveu, por toda sua carreira de 13 anos como titular na categoria com inúmeras críticas.

Para o ex-engenheiro de pista do brasileiro na Ferrari e atual chefe de performance da Williams, Rob Smedley, contudo, “os críticos de Felipe estão errados quando não o consideram um piloto de ponta da Fórmula 1 atual. Ele perdeu um campeonato por um ponto e coisas assim não acontecem com acaso.”

Falando em Silverstone, onde disputa o GP da Inglaterra neste final de semana, o piloto lembrou que já teve muitos problemas com a imprensa no passado.

“Eu tive momentos muito complicados, mas acabei sempre mudando as coisas que a imprensa escreveu sobre mim. Foi assim durante a maior parte da minha carreira. Não posso dizer que sou um queridinho da imprensa do jeito nenhum. Mas o importante é que as coisas aconteçam do jeito que têm de acontecer. Isso é o que conta no final, porque o que eu vi de gente me destruindo e, pouco tempo depois, me levantando, faz parte desse mundo. Se estou aqui até hoje, com uma carreira vitoriosa, isso é, sem dúvida, devido a meu trabalho”, afirmou.

Hoje, contudo, Massa vê uma atitude diferente da imprensa em relação a ele, um dos pilotos mais assediados nas entrevistas. Mas sabe que isso pode mudar de uma hora para a outra. “Talvez a imprensa tenha demorado, mas já tenha uma visão diferente. Mas sabemos que as coisas mudam muito rápido no futuro e vamos continuar pensando no trabalho. E o que tiverem que escrever, vão escrever. Certo ou errado, vão escrever.”

O piloto reconheceu que as críticas que ouviu ao longo dos anos muitas vezes o afetaram. “Acabei sofrendo mais do que deveria em alguns momentos, mas é sempre um aprendizado. Não tenho ressentimentos. Sou um cara muito feliz com o meu trabalho, com o que eu fiz. E quero fazer muito mais. Estou aqui para isso”.

Falando sobre a expectativa do final de semana, Massa se mostrou confiante de que a Williams pode conquistar seu terceiro pódio consecutivo na temporada, batendo, novamente, a Ferrari. Ano passado, seu companheiro Valtteri Bottas teve um bom desempenho, largando de fora do top 10 e chegando em segundo, enquanto o brasileiro foi tocado por Kimi Raikkonen ainda na primeira volta.

“Estamos vindo de suas ótimas corridas, tanto no Canadá, quanto na Áustria, em que a equipe conseguiu dois pódios. Aqui é outra pista em que nosso carro pode ser competitivo e precisamos continuar neste caminho, marcando pódios todo o tempo. Nosso carro se mostrou competitivo em pistas como esta no ano passado. Tomara que aqui a gente consiga mais um pódio, tendo uma luta boa e constante, como vem sendo, com a Ferrari.”

As atividades para o GP da Inglaterra começam com os treinos livres às 6h e às 10h na sexta-feira. A classificação começa às 9h do sábado e a corrida, no mesmo horário, no domingo.

Fórmula 1