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Melhor estreante, Nasr se vê limitado por seu carro: 'Isso está claro'

Limitações da Sauber têm atrapalhado Nasr. Em Silverstone, preocupação é com os freios - Vincent Thian/AP Photo
Limitações da Sauber têm atrapalhado Nasr. Em Silverstone, preocupação é com os freios Imagem: Vincent Thian/AP Photo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

02/07/2015 13h48

Estreante que somou mais pontos até aqui nesta temporada, mesmo com um carro pior que alguns de seus rivais, como a badalada dupla da Toro Rosso, formada por Max Verstappen e Carlos Sainz, Felipe Nasr sabe que só não tem feito mais pelas limitações do carro da Sauber, que praticamente não recebeu nenhuma atualização desde o início da temporada, em março.

Perguntado se o carro é o fator que tem limitado seus resultados, o brasileiro disse que “isso está claro há muito tempo. Com certeza, se o carro tivesse evoluído, estaríamos nos pontos em muitas outras ocasiões. Isso não é só limitante para mim, mas para a equipe também. Não é que eles queiram estar nessa situação.”

Um dos grandes problemas para a Sauber no momento são os freios. Nasr não espera nenhuma solução imediata para Silverstone, na Inglaterra, palco da nona etapa da temporada da Fórmula 1, neste final de semana. O piloto brasileiro, contudo, gosta tanto do circuito britânico que deixa clara sua empolgação para a corrida.

“Sempre adorei correr aqui, é uma pista muito boa, de alta velocidade. São algumas das melhores curvas da temporada. As curvas são de mais de 200km/h e isso requer pressão aerodinâmica, algo que a gente não tem. Por isso, acredito que será um final de semana difícil para a gente.”

Nasr explicou ao UOL Esporte que é em pistas de alta velocidade, como Silverstone, que os pilotos têm mais prazer. “A combinação de velocidade com você entrar em uma curva com tanta confiança em que entra com quinta ou sexta marcha e sabe que vai fazer a curva. É uma sensação que todo piloto procura vivenciar. É algo que dá a noção exata do que um F1 pode fazer.”

Além disso, essas características fazem com que os problemas de freio não sejam tão importantes. “Nos testes após o GP da Áustria, o problema continuou se manifestando porque a gente não tem uma solução imediata para isso. Os freios continuam se superquecendo, então o que precisamos é fazer um novo sistema de arrefecimento para que isso não volte a acontecer nas pistas em que há freadas fortes, como Hungria e Cingapura, por exemplo. Para Silverstone, isso não é um problema, porque é um circuito em que se freia muito menos, comparando com a Áustria.”

As atividades para o GP da Inglaterra começam com os treinos livres às 6h e às 10h na sexta-feira. A classificação começa às 9h do sábado e a corrida, no mesmo horário, no domingo.

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