Topo

Fórmula 1

"Vettel me respeitava como piloto, mas não como pessoa", afirma Webber

Atrito entre os pilotos da Red Bull se consolidou depois do GP da Malásia em 2013 - Mark Thompson/Getty Images
Atrito entre os pilotos da Red Bull se consolidou depois do GP da Malásia em 2013 Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 11h19

Mark Webber é um dos pilotos mais bem quistos no paddock da F1, tanto pelos pilotos como pelos jornalistas. Contudo, o australiano não é uma unanimidade, e um dos que não gostavam muito dele era o próprio companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, com quem dividiu as atenções na Red Bull.

Em sua autobiografia publicada nesta terça-feira, na Austrália, o ex-piloto da F1 revelou que a sua relação com Vettel ficou ruim depois das ordens dadas pela equipe no GP da Malásia de 2013, em que surgiu o famoso “Multi 21”, quando pediram para o alemão não tentar ultrapassar o companheiro.

Só que Vettel ignorou as ordens, foi para cima do australiano e o ultrapassou, ficando com a vitória na corrida. Webber não gostou nada do que aconteceu, reclamou com o alemão e abriu as portas para o atrito entre eles.

“Não sei entre o GP da Malásia e o da China, mas discutimos também na China e não fui bem lá” revelou o australiano. Quando seu agente questionou o diretor da equipe, Christian Horner, por que Vettel não recebeu punição alguma a resposta foi essa: “A Red Bull recebeu uma carta de duas páginas afirmando que a equipe havia violado o contrato a lhe dar uma ordem na corrida”.

Foi então que a relação azedou de vez entre os dois. “Ele me disse que tinha um enorme respeito por mim como piloto, mas não como pessoa. Aquilo realmente afetou a nossa relação. Neste momento apenas podíamos nos ver. A Red Bull precisava tomar uma decisão. Ajudei eles nisso e me fui”, explicou.

A situação desagradou bastante a Webber, que disparou contra o companheiro e a equipe. “Parecia que eu não podia ser mais rápido, era algo que Sebastian não podia aceitar. Sua arrogância o impedia de compreender quando as coisas saíam mal. Já a Red Bull estava muito interessada em mantê-lo feliz, pois me consideravam um cara velho e acabado”.

Contudo, o australiano afirma que hoje em dia a relação com Vettel está bem melhor. “O tempo cura tudo, ainda mais depois de umas taças de vinho aqui e outras lá. Seb e eu estamos bem, conversamos bastante em Mônaco e os rancores se foram. Temos muito respeito um pelo outro atualmente”, finalizou Webber.
 

Fórmula 1