Topo

Fórmula 1

Companheiro de Massa fica na bronca por Williams 'travar' briga

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (Inglaterra)

05/07/2015 12h15

O companheiro de Felipe Massa, Valtteri Bottas, chegou a acreditar que poderia vencer sua primeira corrida na Fórmula 1 no GP da Inglaterra. E não escondeu a irritação pelo fato da equipe não ter permitido uma briga direta entre seus pilotos na primeira parte da prova.

Após grande largada, Massa pulou em primeiro e Bottas, em segundo. O finlandês permaneceu por várias voltas a menos de um segundo do brasileiro, e chegou a tentar a ultrapassagem em algumas oportunidades, sendo repreendido pela equipe. A Williams temia que uma briga entre seus pilotos colocasse em risco a liderança, pois as Mercedes vinham logo atrás.

Bottas, contudo, acredita que era mais rápido que Massa e poderia ter aberto uma vantagem maior do que o brasileiro conseguiu. A pouco mais de 1s de Felipe, o terceiro colocado, Lewis Hamilton, conseguiu roubar a posição nas paradas de box ao trocar os pneus uma volta antes.

“Obviamente, quando não te permitem que você dispute e quando você tem mais ritmo é difícil. Então precisamos estudar o que aconteceu. Naquele ponto eu senti que tinha mais ritmo. Tive uma ou duas oportunidades muito boas e em determinado momento não me deixaram disputar com ele.”

Bottas acabou sendo superado também por Nico Rosberg e por Sebastian Vettel e fechou em quinto. O finlandês pediu explicações à equipe.

“Obviamente é um pouco desapontador. Mas é claro que há alguma linha de pensamento que justifique, então precisamos estudar tudo para ver o que poderia ter sido possível hoje.”

Massa, por sua vez, rebateu o companheiro. O piloto salientou que havia demonstrado ao longo do final de semana ter mais ritmo que Bottas com os pneus duros, que seriam colocados após a parada, e que o finlandês não era, efetivamente, mais rápido e, sim, estava apenas se beneficiando do uso da asa traseira móvel, que dá uma vantagem de mais de 10km/h.

“Eu era mais rápido com pneus duros, então foi o certo. Ele estava com DRS e por isso é muito mais fácil para ele me seguir de perto. Então se ambos tivéssemos DRS, talvez nosso ritmo fosse semelhante. Mas com os pneus duros eu era mais rápido.”

Com o resultado, Bottas, passou o compatriota Kimi Raikkonen e é o quarto no campeonato, com 77 pontos. Sexto, Massa soma 74.

Fórmula 1