Topo

Fórmula 1

Em 10º, Alonso volta a pontuar e encerra pior sequência desde a Minardi

Espanhol voltou a pontuar após sete corridas disputada. Em cinco delas, abandonou - Don Emmert/AFP
Espanhol voltou a pontuar após sete corridas disputada. Em cinco delas, abandonou Imagem: Don Emmert/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Siverstone (Inglaterra)

05/07/2015 10h37

O décimo lugar no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, deu a Fernando Alonso seu primeiro ponto na temporada 2015 da Fórmula 1. O melhor resultado do espanhol no ano ainda encerrou sua maior série sem pontos em mais de dez anos.

Largando em 17º na Inglaterra, Alonso herdou seis posições de pilotos que ficaram pelo caminho, e ainda conseguiu superar a Sauber de Marcus Ericsson ao ser um dos primeiros a colocar os pneus intermediários quando começou a chover. No fim, conseguiu administrar a posição.

"O pior já passou, com certeza. Estou contente sobre como andam as coisas, por isso a tranquilidade na equipe. Tudo o que se faz tem coerência e, se compararmos as pretenções que temos hoje com as que tínhamos em 2014, estamos igual ou melhor", afirmou Alonso. "Espero que haja mais por vir. Um ponto é bom para o moral da equipe, para quem está trabalhando noite e dia, e para os momentos em que merecíamos mais. Hoje não merecíamos muito porque estávamos em 11º e quando a chuva chegou, ganhamos o décimo mais ou menos de graça".

“Não posso dizer que terminar em décimo é bom. Queremos ser campeões do mundo e isso exige muito trabalho e disciplina daqui até o final do ano. A equipe está muito focada. Teremos updates nas próximas corridas, ainda que não os veremos porque seremos penalizados e largaremos em último. Mas a meta é terminar o ano em outro nível, em que os pontos serão o normal, e não serão mais notícia”, completou.

Alonso também falou da polêmica declaração dada após o treino classificatório, quando mandou os torcedores ‘desligarem a TV’ se estavam frustrados com o desempenho da McLaren.

“Não entenderam a mensagem corretamente, pois era um pedido para não se venderem ‘expectativas excessivas. Virão corridas como esta, mas piores também, porque o carro não vai mudar da noite para o dia. Que ninguém se frustre, que ninguém se canse, que ninguém jogue a toalha, porque a equipe não está fazendo isso. Se alguém não puder aceitar esse tempo, que não assista à televisão”.

Ausente no Grande Prêmio da Austrália que abriu a temporada, em decorrência do acidente sofrido em Barcelona na pré-temporada, Alonso somou pontos após sete corridas sem pontuar – cinco delas, sem nem sequer completar a prova. O espanhol não pontuava desde o GP de Abu Dhabi do ano passado, em novembro, quando foi oitavo em sua despedida da Ferrari. 

Até então, desde que correu pela Minardi em 2001 e não pontuou ao longo de todo o ano, Alonso jamais havia passado mais de duas corridas seguidas sem somar pontos. A seca aconteceu quatro vezes na carreira do bi-campeão, sendo duas em 2003 (França-Inglaterra e EUA-Japão) e duas em 2004 (Canadá-EUA e Bélgica-Itália).

“Algumas vezes tivemos azar, como na Áustria, que sem acontecer nada com o motor, por culpa de um acidente, tivemos que abandonar. Mas temos que coloca um esforço extra nisso”, opinou o espanhol. 

Com o resultado de Alonso, a McLaren chegou a cinco pontos em nove corridas na temporada. Jenson Button, que abandonou em Silverstone, somou os outro quatro pontos com um oitavo lugar no Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo.

“Hungria [próxima etapa] não tem tanta reta, nos beneficia um pouco mais. Mas não podemos esperar que vamos estar entre os primeiros. Será parecido com aqui, lutando para passar do Q1 e arrancar alguns pontos”, concluiu.

Fórmula 1