Topo

Fórmula 1

'Se Bottas estivesse mais rápido, me passaria', diz Massa após polêmica

Massa chegou a liderar em Silverstone, mas terminou em quarto - Reuters
Massa chegou a liderar em Silverstone, mas terminou em quarto Imagem: Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

06/07/2015 11h05

As primeiras voltas do GP da Inglaterra causaram um clima tenso dentro da equipe Williams: depois de Felipe Massa e Valtteri Bottas terem superado as Mercedes na largada, com o brasileiro à frente, o finlandês começou a pressionar o companheiro, contra as determinações da equipe.

Mesmo após a reunião com os engenheiros, que acontece ainda no domingo, depois da corrida, Bottas ainda se mostrava irritado por ter ouvido que não deveria pressionar o companheiro e chegou a dizer que poderia ser um segundo mais rápido. E, por conseguinte, se estivesse na frente de Massa, acredita que Lewis Hamilton não teria conseguido ultrapassá-lo ao parar uma volta antes, como acabou acontecendo.

“Acho que eu poderia ter aberto uma diferença maior. Quando Felipe parou, minha volta foi 1s mais rápida que a anterior. Eu tinha muito ritmo no primeiro stint. É claro que, no segundo, as coisas se igualaram, mas também seria um stint bem longo e eu não podia fazer nenhuma loucura. É sempre fácil falar depois, mas poderia ter sido melhor para mim”, justificou o finlandês.

“Claro que não é legal alguém pedir para não disputar, por isso não é corrida. Claro que havia muita corrida pela frente, mas não tive outras oportunidades. Acho que a equipe só queria acalmar as coisas porque estávamos em uma ótima posição. Claro que, para mim, foi desapontador e há coisas que poderíamos ter feito melhor.”

Questionado pelo UOL Esporte sobre a alegação de Bottas, Massa disse que “é exagero. Se ele estivesse 1s mais rápido, ele teria me passado. Mas tentou e não conseguiu.”

Após serem ultrapassados por Hamilton no primeiro pit stop, Massa e Bottas acabaram perdendo mais terreno quando começou a chover e receberam a bandeirada em quarto e quinto. O rendimento ruim da Williams com chuva vem sendo uma constante desde o ano passado.

“Não podemos esquecer que nosso carro era muito ruim na chuva. Mesmo antes de colocar pneu de chuva, tinha volta em que o Vettel era mais de 2s mais rápido que a gente. Lógico que a gente entregou, o que não pode acontecer, mas talvez mesmo se eu tivesse parado na volta rápida, o ritmo era tão ruim que ele poderia ter me passado na pista”, lembrou Massa.

Para piorar, a equipe também demorou para chamar os pilotos para trocar os pneus de seco pelos de chuva, contrariando o próprio Massa, que afirmou que queria entrar antes.

“Eu vi um carro entrando, mas eles estavam muito na minha frente e eu não conseguia ver de qual equipe era o carro. O erro foi que a equipe não acompanhou direito, porque todos tinham parado. Eu tinha pedido para parar duas voltas antes, mas a equipe falou para continuar e eu continuei. Estou dentro do erro porque somos uma equipe. Se eu falasse que ia parar e acabou, seria assim. Mas acabei indo na onda e aquele foi um momento em que acabamos errando”, explicou o brasileiro.

Fórmula 1