Topo

Fórmula 1

Baixinho, Felipe Massa pode ter alteração no carro após erro na Hungria

Do UOL, em São Paulo

27/07/2015 08h38

A Williams pode fazer alterações no carro de Felipe Massa depois que o brasileiro foi punido por não ter estacionado seu carro no local exato durante a largada para o GP da Hungria. Após a prova, o piloto justificou a sua equipe que não conseguiu ver a linha que serve como guia para os pilotos pararem no local certo.

Segundo o chefe de performance do time inglês, Rob Smedley, o companheiro de Massa, Valtteri Bottas, disse que não teve problema algum em enxergar a linha, lembrando que os pilotos só conseguem estacionar no lugar correto olhando em suas rodas dianteiras, uma vez que o bico do carro é tão baixo que fica fora de seu campo de visão.

“Vamos analisar essa questão e se precisarmos levantar [o assento] do Felipe ou fazer um processo diferente, é o que vamos fazer. Não acho que ele é mais baixo que Bottas, mas talvez seja o tamanho de sua cabeça, pois pode ser que os olhos estejam em uma linha diferente em relação ao topo da cabeça”, observou o britânico.

Segundo os dados oficiais, contudo, Massa é sete centímetros mais baixo do que Bottas.

“A pista não é elevada ou em descida – mas ele disse que não conseguiu ver. Mesmo quando o avisamos do problema e ele voltou a alinhar, ele disse 'é melhor eu parar antes do que receber uma punição'”.

Após Massa ter parado além de sua posição, foi feito um novo procedimento de largada para que ele pudesse corrigi-la. “Então, na segunda largada, ele teve de adivinhar onde estava a linha e parar um pouco antes.”

O próprio Massa, contudo, levantou outra questão: talvez a linha esteja pintada de maneira diferente na Hungria em relação a outras pistas. “É algo que temos de melhorar para sermos consistentes em todas as corridas. Não consegui ver a linha. Normalmente, não tenho problema nas outras pistas.”

Além da punição, o piloto relatou que sofreu com o rendimento ruim dos pneus em sua Williams e não conseguiu ter um ritmo competitivo. O brasileiro terminou em 12º.

Fórmula 1