Topo

Fórmula 1

Rosberg nega que preocupação com Hamilton tenha o atrapalhado na Hungria

Rosberg é vice-líder do campeonato, a 21 pontos de Hamilton - Reuters
Rosberg é vice-líder do campeonato, a 21 pontos de Hamilton Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 09h33

Nico Rosberg perdeu uma grande chance de se aproximar de Lewis Hamilton no campeonato no GP da Hungria. Com cinco voltas para o final, o alemão era o segundo colocado, enquanto o inglês era sexto. Até que um toque com Daniel Ricciardo em uma tentativa de ultrapassagem do australiano fez com que o alemão tivesse um pneu furado e caísse para o oitavo lugar.

O ataque de Ricciardo foi possível porque o piloto da Red Bull optou por colocar os pneus macios, mais rápidos, para fazer a parte final da prova, enquanto Rosberg usava os médios. A tática do alemão foi criticada pela falta de agressividade, pois sua opção no momento da parada foi copiar a estratégia de Hamilton que, do momento da trova, vinha logo atrás.

Questionado se o foco na tática do líder do campeonato o atrapalhou na luta pela vitória, Rosberg negou. "Não acredito que isso tenha sido um problema. Estamos sempre de olho nos adversários, e, naturalmente, quando ambos estamos brigando pela vitória, o foco é em Lewis. Apesar disso, não vejo nenhum problema nisso, nosso carro ainda é incrível”, afirmou.

Rosberg, contudo, admitiu que não estava pensando em atacar o líder Vettel quando decidiu pelos pneus médios. “Meu foco era manter minha posição, pois a Ferrari estava muito rápida. Avisaram-me que ele iria parar mais cedo do que eu. Era difícil avaliar naquele momento, então é algo que podemos rever agora. Naquele instante, eu queria me certificar que terminaria em terceiro, pois era o melhor que eu poderia esperar”, disse.

"Mas agora sabemos que colocar os macios teria sido o ideal, foi por pouco. Estava próximo da entrada dos boxes (quando o Safety Car foi acionado) e acabou não dando certo", resignou-se o vice-líder do campeonato.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, não tem dúvidas de que se Rosberg tivesse trocado para os macios, teria batido Vettel.

"Com os médios, nós estávamos bem. Se não fosse essa situação inoportuna que nos fez colocar os pneus menos apropriados, Nico provavelmente teria superado Vettel e vencido a prova. Perdemos a oportunidade justamente porque estávamos entre a cruz e a espada quanto à escolha entre os macios e os médios”, explicou.

Com o resultado da Hungria, a diferença entre Hamilton e Rosberg subiu de 17 para 21 pontos.

Fórmula 1