Topo

Fórmula 1

Massa não entende ritmo ruim da Williams em GP: 'não conseguia pilotar'

Massa foi apenas o 13º no GP da Hungria, ficando de fora dos pontos - Reuters
Massa foi apenas o 13º no GP da Hungria, ficando de fora dos pontos Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 09h50

Depois de sofrer com o ritmo ruim de sua Williams durante o GP da Hungria, Felipe Massa disse não entender por que o rendimento do carro caiu tanto na prova. A equipe não vinha tendo um grande final de semana, classificando-se na sexta colocação com Valtteri Bottas e na oitava com o brasileiro, mas a performance na corrida foi ainda pior, principalmente no caso de Massa, que teve sérios problemas de durabilidade nos pneus.

O piloto terminou em 12º, enquanto seu companheiro, que passou toda a prova nas posições intermediárias do top 10, teve um toque no final e foi o 13º.

“O ritmo foi muito, muito ruim. Não se por que. Nós éramos muito lentos, especialmente eu, estando preso no tráfego, e principalmente quando estava com os pneus médios. Eu não conseguia pilotar, faltava aderência.”

Massa acabou preso no meio do pelotão depois de ter cometido um erro de posicionamento na largada e de ser punido em 5s. “Eu tive muita dificuldade com o ritmo, não foi nada bom.”

A Williams já esperava uma queda de rendimento em relação às últimas provas devido às características do circuito de Hungaroring, mais travado que as pistas de Canadá, Áustria e Inglaterra, nas quais o time conquistou três pódios.

Mas o chefe de performance da equipe, Rob Smedley, revelou preocupação com a diferença de performance entre a classificação e a corrida.

“Nós sabíamos que não seria o melhor circuito para nós, mas durante todo o final de semana o ritmo não era tão ruim quanto foi no domingo. Então precisamos entender exatamente o que deu errado. Temos de ver se as temperaturas mais amenas [durante a corrida] não causaram mais problemas de durabilidade nos pneus.”

Massa, contudo, não espera que a performance ruim se repita nas próximas duas provas, na Bélgica e na Itália, disputadas em pistas de alta velocidade.

“Tenho 100% de confiança. Não acho que vamos ver o que aconteceu na Hungria em todas as provas. Mas precisamos entender o que aconteceu porque teremos outro circuito lento, de Cingapura, pela frente.”

O GP da Bélgica será realizado dia 23 de agosto.

Fórmula 1