Topo

Fórmula 1

Após 10 GPs, time de Nasr vai estrear primeiras atualizações: 'paciência'

Brasileiro fez avaliação de seu ano de estreia até aqui - AP
Brasileiro fez avaliação de seu ano de estreia até aqui Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 08h53

Depois de ver todos os seus rivais melhorarem seus carros e ficar para trás, a Sauber de Felipe Nasr planeja trazer as primeiras atualizações na próxima etapa, o GP da Bélgica. É uma boa notícia para o brasileiro, que começou a temporada com boas corridas, entrando no top 10, mas que não pontua desde maio.

“Teremos novidades no carro em Spa-Francorchamps e em Cingapura, então temos de ser pacientes. Estamos na metade da temporada e acho que estamos indo na direção certa. Como piloto, tenho aprendido algo novo todo final de semana. É meu primeiro ano e tive altos e baixos”, disse Nasr, referindo-se ao quinto lugar logo no GP de estreia na Austrália, assim como à nona posição suada em Mônaco, mas também a sua performance no Canadá, a qual considera a pior do ano.

“Eu sofri com o freio por todo o final de semana e ainda cometi um erro ao acionar o DRS acidentalmente e bati. Mas aprendi com essas coisas.”
Um dos maiores aprendizados de Nasr nesta temporada tem sido maximizar o resultado do carro mesmo que a Sauber seja uma das únicas equipes – junto da Manor – a não trazer atualizações nas dez primeiras etapas.

“Sabemos que nosso carro é limitado em algumas áreas. Para compensar isso, tentamos coisas diferentes, como no acerto. Tentamos deixar o carro mais macio ou mais duro. O carro tem uma pequena janela de funcionamento em que podemos extrair o máximo de performance. Sempre estou aberto a tentar coisas diferentes, que nos ajudam a entender melhor o carro. E consigo aprender muito com isso.”

Para a segunda metade da temporada, quando chegarão as novidades no carro – parte já na próxima etapa, na Bélgica, em 23 de agosto, e a segunda leva em Cingapura, na 13ª etapa – Nasr espera voltar aos pontos. O brasileiro não chega no top 10 há quatro etapas.

“Caí um pouco no campeonato e acho que não será fácil voltar onde estava. No entanto, tenho confiança de que as novidades vão nos ajudar a estar em uma posição melhor”, disse o piloto, que atualmente é o 12º na tabela.

Fórmula 1