Topo

Fórmula 1

Governo dá isenção de imposto e salva GP da Itália em Monza

O GP da Itália é marcado pela festa dos torcedores da Ferrari - Fernando Alonso
O GP da Itália é marcado pela festa dos torcedores da Ferrari Imagem: Fernando Alonso

Do UOL, em São Paulo

03/08/2015 09h56

Um dos mais tradicionais da Fórmula 1, o GP da Itália está perto de se garantir no calendário nos próximos anos, de acordo com Roberto Maroni, governador da região da Lombardia, onde está localizado o circuito de Monza.

A renovação do contrato para a realização da prova, que vence ao final deste ano, vinha encontrando entraves financeiros: o preço cobrado pelo detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, aumenta a cada ano e os governantes se mostravam relutantes a liberar mais verbas para o evento, inclusive com a necessidade de obras para renovar o circuito, inaugurado em 1922.

Contudo, nas últimas semanas, o senado italiano aprovou um projeto que isenta o circuito de impostos caso as obras sejam feitas. “Com um investimento isento, podemos fechar o acordo com Ecclestone no início de setembro”, afirmou Maroni ao jornal italiano Gazzetta dello Sport. A data coincide com a realização do GP deste ano. “O GP vai continuar em Monza, porque Monza é Monza”, argumentou o governador, diante da possibilidade de Imola sediar a etapa italiana.

A pista localizada no norte da Itália é um dos palcos mais tradicionais da Fórmula 1, ficando de fora do calendário apenas em uma oportunidade, em 1980, desde o início do campeonato, em 1950. Apenas o GP de Mônaco foi realizado em todos os anos.

Fórmula 1