Topo

Fórmula 1

McLaren deve ganhar 50cv em Spa. Mas ainda terá motor mais fraco do grid

Além da falta de potência, as quebras assombram a equipe de Alonso (foto) e Button - AFP
Além da falta de potência, as quebras assombram a equipe de Alonso (foto) e Button Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

03/08/2015 09h38

A McLaren deve ter mais potência à disposição em seus motores com a atualização que a Honda promete para a próxima etapa do campeonato, o GP da Bélgica, dia 23 de agosto. Mas ainda assim ficará devendo em relação aos rivais.

Não há confirmação dos japoneses, mas fala-se em 50cv a mais no motor que será usado a partir de Spa-Francorchamps. Contudo, de acordo com o chefe da McLaren, Eric Boullier, a atual defasagem dos motores em comparação ao mais forte da categoria atualmente, o Mercedes, está na casa de 120cv.

O francês cobrou uma reação mais forte da Honda. “Não dá para comprar tempo, mas dá para aumentar recursos. Então enquanto 450 são suficientes para a Mercedes, a Honda precisa de 700 para que consigamos chegar neles”, declarou o dirigente. Os japoneses lutam contra o tempo depois de estrearem os motores turbo V6 híbridos um ano depois dos demais fabricantes.

Mesmo com a defasagem, em todas as vezes nas quais cruzou a linha de chegada nas últimas cinco etapas, a McLaren pontuou, demonstrando progressos em relação ao início da temporada, quando demorou seis etapas para chegar ao primeiro top 10. Porém, as quebras continuam assombrando o time: nos últimos 5 GPs, foram seis abandonos contabilizando os resultados de Jenson Button e Fernando Alonso.

Atualmente, a McLaren é a nona colocada no mundial, com 17 pontos conquistados e a cinco da rival mais próxima, a Sauber.

Fórmula 1