Topo

Fórmula 1

Button quer proibição de sensores para piloto voltar a fazer a diferença

Button é o piloto mais experiente do atual grid, com 275 largadas - Clive Mason/Getty Images
Button é o piloto mais experiente do atual grid, com 275 largadas Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 10h20

Em uma das raras vezes em que concordou com o polêmico Juan Pablo Montoya – em suas próprias palavras – Jenson Button defendeu que a Fórmula 1 diminua o número de sensores nos carros, tirando parte do controle que os engenheiros têm do rendimento e, consequentemente, dependendo mais da sensibilidade dos pilotos.

Montoya, que competiu na Fórmula 1 entre 2001 e 2006, propôs a retirada dos sensores que medem as temperaturas dos pneus para que as corridas “melhorem 10% logo de cara”.

Questionado sobre a proposta, Button disse que concorda com Montoya, “o que é bastante incomum”. O inglês lembrou que, quando o colombiano estava na categoria, o número de sensores era reduzido em relação a hoje. “Quando entramos na F-1, tínhamos que aprender muito sobre os pneus. Não era uma questão da equipe ficar dizendo o quanto você tinha que forçar em determinada curva ou como um pneu estava mais quente que o outro. Você mesmo tinha que sentir. Para mim, isso era muito divertido”, lembra o piloto, que foi contemporâneo de Montoya.

“Essa era uma área em que você poderia trabalhar para melhorar e fazer um trabalho melhor do que os outros e isso poderia ser seu diferencial. Isso não é mais o caso.”

Button é atualmente o piloto mais experiente da Fórmula 1, com 275 largadas, e está na categoria desde 2000.

Fórmula 1