Topo

Fórmula 1

Engenheiro quer vaquinha de fãs na Internet para criar equipe de Fórmula 1

Nicolas Perrinn quer suporte financeiro e intelectual de fãs para levar equipe à F1 - Perrinn.com/Divulgação
Nicolas Perrinn quer suporte financeiro e intelectual de fãs para levar equipe à F1 Imagem: Perrinn.com/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/08/2015 08h48

O engenheiro francês Nicolas Perrinn quer unir o crowdfunding à Fórmula 1. De acordo com declarações ao site da emissora britânica Sky Sports, Perrinn pretende criar uma nova equipe para a categoria – e, para tal, quer arrecadar fundos com fãs e incentivadores da ideia.

O projeto é batizado de ‘We are a team’, ou ‘Somos uma equipe’ em português. O objetivo do engenheiro – com passagem por equipes como Williams e Manor – é levantar um montante de dinheiro para criar coletivamente os carros da equipe.

“É uma equipe real. Não é uma equipe virtual, no sentido de que só existiria na Internet. Será um time de verdade, com pessoas de verdade e carros de corrida de verdade que irão correr em pistas de verdade, na Fórmula 1 e em Le Mans”, disse Perrinn ao site da Sky Sports.

O projeto de Perrinn é criar uma escuderia de código aberto, sem que haja propriedade intelectual sobre o desenvolvimento do time. “É (um projeto) global, porque estamos incluindo gente de qualquer parte do mundo, e ‘open source’ no sentido de que compartilhamos conhecimento, design e comunicação com todo aquele que quiser se envolver. Isto é aberto ao público”, disse.

A ideia do engenheiro, que compara seu projeto ao sistema operacional Linux (o rival open source do Windows), é que os apoiadores da ideia possam ajudar na criação “como hobby, para divertimento ou para aprender”.

“Não reutilizaremos seu trabalho para nós – ainda que, se alguém tem talento e oferece soluções de valor, consideraremos dar a ele um espaço dentro do ‘We are a team’ e pagar como um empregado normal, naturalmente”, explicou. “Precisamos de um núcleo de experts pagos em qualquer caso. Desta maneira, nossos especialistas virão de qualquer lado do mundo e estaremos certos de seu talento.”

O francês, radicado no Reino Unido, afirma que o mundo da F1 vê o projeto “com bons olhos” e que “estão curiosos para ver o que acontece”. Segundo ele, o projeto não ameaça outros times. “Como estamos no começo, não há problemas”, afirmou.

A proposta de Nicolas Perrinn, no entanto, não é a primeira a envolver o crowdfunding para bancar uma equipe de Fórmula 1. Para 2010, torcedores tentaram levar adiante o projeto myf1dream.com, uma equipe teria o suporte financeiro exclusivamente de fãs. A vaquinha, porém, foi descartada ainda em 2009 e acabou na lista de equipes que foram recusadas para a temporada de 2010, ao lado de USF1 (que chegou a ser aprovada na categoria, mas acabou desistindo por problemas financeiros), StefanGP, Epsilon Euskadi, Prodrive, N. Technology, March, Brabham, Lola, Superfund e RML.

Fórmula 1