Topo

Fórmula 1

Duelo entre Massa e Bottas é o mais apertado da temporada; Nasr faz bonito

Bottas tem apenas 3 pontos a mais que Massa após dez etapas disputadas - EFE
Bottas tem apenas 3 pontos a mais que Massa após dez etapas disputadas Imagem: EFE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

05/08/2015 06h00

Enquanto Nico Rosberg fica devendo na Mercedes e Kimi Raikkonen faz temporada apagada na Ferrari, o duelo entre Felipe Massa e Valtteri Bottas na Williams é o mais apertado de todo o grid da Fórmula 1 após dez etapas disputadas em 2015.

O finlandês é responsável por 50,99% dos pontos da equipe – a diferença em relação a Massa é de apenas três pontos. Em classificações, a vantagem é do brasileiro (6 a 4, mas nas corridas Bottas inverte a vantagem, tendo passado 56% das voltas em que ambos estiveram na pista na frente.

O desempenho de ambos tem rendido elogios do chefe de performance, Rob Smedley. “Ele é um ótimo piloto, a maneira como ele ataca as corridas é fenomenal e ele é muito rápido. O bom de Valtteri é que ele é jovem e tem os pés no chão. Ele não é mimado, é fácil de trabalhar, assim como com Felipe, que é um cara com mais de 10 anos de experiência pilotando um F-1 e que, ainda assim, consegue ficar cada vez melhor. O que estamos vendo hoje é o melhor Felipe Massa que já vimos, definitivamente tão bom quanto em 2008”, defende o engenheiro, citando o ano em que o brasileiro disputou o título até a última prova.

Curiosamente, a segunda disputa mais apertada em termos de pontos é a da Mercedes (Hamilton fez 52,7% do total), mas o cenário se inverte em classificações, em que o placar é de 9 a 1 para o inglês, que passou mais de 65% das voltas à frente de Rosberg até aqui. Não coincidentemente, lidera o mundial com 21 pontos de vantagem para o alemão.

Hamilton é um dos quatro pilotos que superam os companheiros em todos os quesitos (classificações, pontos, posições de chegada e voltas feitas à frente). Os demais são Sebastian Vettel, responsável por 67,8% dos pontos da Ferrari, Romain Grosjean – outro que fez 9 a 1 em classificações até aqui e Felipe Nasr.

Estreando na categoria em 2015, o brasileiro da Sauber tem 6 a 4 em classificações frente a Marcus Ericsson, que faz seu segundo ano na categoria. Nasr é responsável por mais de 72% dos pontos da equipe e passou 64% das voltas à frente do companheiro.

A Fórmula 1 volta para a segunda metade do campeonato no GP da Bélgica, dia 23 de agosto.

Fórmula 1