Topo

Fórmula 1

Nova largada, Vettel embalado, palco de polêmica: GP da Bélgica promete!

Toque polêmico entre líderes do campeonato marcou a etapa de 2014 - SRDJAN SUKI/EFE
Toque polêmico entre líderes do campeonato marcou a etapa de 2014 Imagem: SRDJAN SUKI/EFE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 06h00

Com uma mudança de regulamento que vem tirando o sono dos dominadores do campeonato até aqui, a Mercedes, a Fórmula 1 volta neste final de semana depois de quase um mês de férias com o GP da Bélgica, disputado no circuito de Spa-Francorchamps.

A corrida, que marca a estreia do novo procedimento de largada, ficou marcada ano passado por uma polêmica entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg que acabou alterando o rumo da disputa pelo título e, neste ano, contará com novidades na maioria das equipes.

Confira os 5 motivos para ver o GP da Bélgica

1. Nova regra promete dificultar a vida dos pilotos
O GP da Bélgica vai marcar a estreia de um novo procedimento de largada. Os engenheiros ficam proibidos de passar informações via rádio para os pilotos sobre as melhores configurações de embreagem e mapeamento de motor durante a volta de apresentação, fazendo com que a largada dependa mais do 'feeling' do piloto. Isso pode complicar a vida de alguns, especialmente da Mercedes, que vem sofrendo com inícios ruins nas últimas provas.

2. Hamilton e Rosberg voltam a palco de polêmica
A Mercedes já adiantou que vai manter a hashtag usada no ano passado em suas mídias sociais: #noSPArring, ou sem brigas, em uma tradução livre. Mas há 12 meses, a 'campanha' não adiantou e o clima esquentou entre Rosberg e Hamilton: o alemão tocou na roda traseira do companheiro, furou o pneu do carro do inglês e quebrou a própria asa dianteira, prejudicando a corrida de ambos. Nico foi punido internamente pela equipe, em um episódio que iniciou a reação de Hamilton no campeonato.

3. Ferrari tenta manter embalo depois de vitoria
Sebastian Vettel contou com a largada ruim das Mercedes na Hungria, mas também demonstrou um forte ritmo para vencer a prova disputada em Budapeste. Terceiro colocado durante boa parte da prova, Nico Rosberg não conseguiu acompanhá-lo, enquanto Hamilton tinha um GP cheio de problemas. Em Spa, a Ferrari tem um novo desafio, uma vez que o circuito da Bélgica, mais veloz, tem características diferentes da Hungria. Um bom desempenho do time de Maranello aumentaria as expectativas de uma segunda metade de temporada mais competitiva. E será interessante ver como Kimi Raikkonen, de contrato renovado, anda no circuito em que obteve quatro das 20 vitórias que tem na carreira.

4. Brasileiros têm motivos para otimismo
No caso da Williams de Felipe Massa, a expectativa é voltar aos bons desempenhos das três provas em que a equipe foi para o pódio (Canadá, Áustria e Inglaterra), devido às características da pista de Spa. O time deve contar ainda com uma evolução do motor Mercedes, garantindo alguns cavalos a mais para as próximas provas. É o mesmo caso da Sauber de Felipe Nasr, que terá à disposição a atualização do motor Ferrari e parte do primeiro pacote aerodinâmico que a equipe colocará na pista na temporada.

5. McLaren promete grande salto com novo motor e melhorias no carro
A melhora pode não ser toda vista em Spa, pois a promessa da Honda é melhorar o motor aos poucos - e o circuito belga não favorece o conjunto da McLaren. Porém, os japoneses garantem que controlaram os problemas de confiabilidade e que, a partir de agora Alonso e Button poderão usar toda a potência do motor - e essa potência vai aumentar nos próximos GPs. A meta da Honda é alcançar o nível da Ferrari nas próximas provas. A equipe também terá atualizações no carro.

Após 10 etapas do campeonato, Lewis Hamilton lidera com 21 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. Felipe Massa é o sexto colocado, a três pontos do quarto, o companheiro de Williams Valtteri Bottas. Fazendo sua estreia neste ano, Felipe Nasr, da Sauber, é o 12º.

As atividades para o GP da Bélgica começam com as duas sessões de 1h30 de treino livre desta sexta-feira, com início às 5h e às 9h pelo horário de Brasília. A classificação será às 9h no sábado e a corrida, também a partir das 9h, no domingo.

Fórmula 1