Topo

Fórmula 1

Hamilton bate Rosberg e faz a décima pole do ano; Massa larga em sexto

Do UOL, em São Paulo

22/08/2015 10h07

Nico Rosberg até teve o gostinho de liderar os treinos livres, mas, na hora da verdade, foi Lewis Hamilton quem foi mais rápido e largará na pole do GP da Bélgica, a décima da temporada. Rosberg teve de se contentar com o segundo lugar.

Depois de andar em posições intermediárias por grande parte do final de semana, a Williams demonstrou sua força e colocou Felipe Massa e Valtteri Bottas em sétimo e terceiro, respectivamente. O brasileiro ganhou uma posição com uma punição a Romain Grosjean, que fez o quarto melhor tempo. A diferença entre os companheiros de Williams foi, contudo, de apenas 148 milésimos, mostrando como a última parte do treino foi competitiva.

O treino foi decepcionante para Felipe Nasr, que estava animado com a melhora da Sauber devido à atualização do motor Ferrari, mas vai largar apenas 15ª colocação, mesmo beneficiado por punições.

O GP da Bélgica tem largada às 9h do domingo, pelo horário de Brasília, e transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Q1

A primeira parte do treino serviu, na prática, para definir a 16ª colocação no grid. Afinal, as Manor não tinham condições de passar para a segunda fase a as McLaren já foram para a classificação sabendo que largariam nas últimas posições do grid, tendo acumulado 105 posições de punição com a troca de dois motores em ambos os carros – o que, obviamente, não vão cumprir na prática pois o grid tem 20 carros.

Porém, essa última vaga entre os eliminados e a grande diferença entre os compostos fez com que vários fossem à pista com o pneu macio. Ao mesmo tempo, na ponta, a Mercedes esbanjou fazendo os dois melhores tempos mesmo com o pneu médio.

Quem acabou sobrando foi Felipe Nasr, que não conseguiu melhorar em sua segunda tentativa e acabou eliminado, em uma classificação na qual via a possibilidade de entrar no top 10.

Q2

A segunda parte do treino trouxe problemas para dois dos principais pilotos do grid: Lewis Hamilton ficou sem telemetria, mas o inglês seguiu normalmente no treino. Kimi Raikkonen, contudo, não teve a mesma sorte. O rei de Spa teve aparentemente um problema hidráulico e ficou parado no meio na pista, causando a bandeira vermelha.

Verstappen foi o segundo eliminado, desistindo de marcar tempo para preservar pneus. Como o holandês já havia trocado seu motor, foi punido com a perda de 10 posições e largará logo à frente das McLaren.

Nico Hulkenberg fritou o pneu na primeira curva e ficou de fora do Q3, junto da surpresa Daniil Kvyat e de Marcus Ericsson.

Q3

Nas primeiras tentativas, Rosberg cometeu um erro e foi mais de quatro décimos mais lento que Hamilton. Massa e Bottas, com vantagem para o finlandês, se colocaram logo atrás das Mercedes, com RIcciardo em quinto. Vettel e as Lotus fizeram suas primeiras tentativas com pneus usados e completaram o top 8. Já Sainz e Perez optaram por fazer apenas uma volta lançada.

O mexicano acabou sendo uma das surpresas da parte final do treino, conquistando a quinta colocação com a Force India. Romain Grosjean também foi bem com a Lotus e fez o quarto tempo, mas largará nono por ter trocado o câmbio. Por outro lado, Vettel ficou devendo e larga apenas em oitavo lugar.

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 47.197s 
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 47.655s 
3. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 48.537s 
4. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 48.599s 
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 1m 48.639s 
6. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 48.685s 
7. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1m 48.754s 
8. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 48.825s 
9. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 1m 48.561s* 
10. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 1m 49.771s 
11. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 49.121s 
12. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 1m 49.228s 
13. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 49.586s 
14. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari sem tempo
15. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 49.952s 
16. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari 1m 52.948s 
17. Roberto Merhi ESP Manor Marussia-Ferrari 1m 53.099s 
18. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault sem tempo** 
19. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 50.978s*** 
20. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 51.420s***

*punido pela troca do motor

**punido pela troca de câmbio

Fórmula 1