Topo

Fórmula 1

Astro de TV quer transformar rivalidade da F1 da década de 60 em série

Obra pretende retratar conquistar de Phil Hill, da Ferrari, em 1961 (foto) - AP
Obra pretende retratar conquistar de Phil Hill, da Ferrari, em 1961 (foto) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

26/08/2015 12h04

Em meio a filmes que retratam as carreiras de nomes de destaque no automobilismo, como Niki Lauda, James Hunt e Enzo Ferrari, mais um nome histórico da Fórmula 1 pode ver sua vida parar nas telas: o norte-americano Phil Hill, campeão da temporada 1961 da categoria correndo pela Ferrari.

O projeto é do ator Patrick Dempsey, famoso pelo papel do médico Derek Shepherd na série dramática Grey’s Anatomy. Dempsey – que também é piloto – quer filmar para a TV a disputa entre Phil Hill e o alemão Wolfgang von Trips na temporada de 1961 da F1, vencida pelo norte-americano. O roteiro seria baseado no livro The Limit: Life and Death on the 1961 Grand Prix Circuit, de Michael Cannell.

“Estou trabalhando no projeto”, contou o ator. “Queremos contar a história destes homens e de suas vidas em uma série de TV, mas ainda temos um longo caminho pela frente. A atriz principal é baseada em uma pessoa real: Denise McCluggage, que é uma ótima repórter e uma excelente piloto. A série mostra a relação dela com os outros pilotos”, completou.

O projeto tem forte influência do filme As 24 Horas de Le Mans (1971), dirigido por Lee H. Katzin e estrelado por Steve McQueen no papel de um piloto. A obra, bastante detalhista, foi filmada durante as 24 Horas de Le Mans de 1970 e é cultuada por fãs do automobilismo, a exemplo de Grand Prix (1966) ou Rush (2013).

“É difícil produzir um filme tão bom quanto Le Mans. Este filme captura este grande momento de uma maneira muito bonita – além disso, eu adoro como o Porsche 917 é mostrado no filme”, brinca Dempsey, que disputou as três últimas edições das 24 Horas de Le Mans pilotando carros da Porsche – em 2015, ele conquistou o segundo lugar na categoria GTE Am.

Fã de automobilismo desde a infância, segundo ele, o ator diz que mantém ainda um dos carros que comprou no início da carreira: um Porsche 356. “Eu ainda tenho meu Porsche 356 de 1963 que comprei com o cachê de Namorada de aluguel (1987). Não vou vender aquele carro. Tive muitos carros, mas não preciso de muitos carros”, afirmou.

Fórmula 1