Topo

Fórmula 1

Após fiasco, chefe da Honda nega que tenha comparado seu motor ao Ferrari

A McLaren chegou entre os 10 primeiros em apenas três das 11 etapas disputadas até aqui - Luca Bruno/AP
A McLaren chegou entre os 10 primeiros em apenas três das 11 etapas disputadas até aqui Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 06h00

O GP da Bélgica gerou muita expectativa em torno do desempenho da McLaren, especialmente depois que o chefe da operação da Honda na F-1, Yasuhira Arai, prometeu uma evolução no motor que “estará a um nível similar ao da Ferrari”.

Após o fiasco do time na Spa, com Fernando Alonso e Jenson Button andando apenas à frente das Manor, o japonês negou que tenha dado tal declaração. “Não disse isso. A nova especificação é muito boa, mas infelizmente não funcionou efetivamente na Bélgica porque é um circuito muito rápido”, justificou.

Enquanto isso, a própria McLaren já reconhece que o foco está no ano que vem. “Parece que a Honda tem um plano para melhorar bastante o sistema de MGU-H [recuperação de energia calorífera] ano que vem. E podemos ver o tamanho do passo que a Ferrari deu em relação a 2014 justamente por uma melhora nessa parte.”

O MGU-H é uma das partes híbridas do motor atualmente usado na Fórmula 1 que, juntas, correspondem a cerca de 180 cavalos de potência. Ele usa a energia gerada pelo calor dissipado pela turbina do turbo.

Fórmula 1