Topo

Fórmula 1

Vettel completa 150 GPs com marcas melhores que Senna, Schumacher e Prost

De pódio a título, Vettel possui a maioria dos recordes de precocidade da F-1 - LASZLO BALOGH / REUTERS
De pódio a título, Vettel possui a maioria dos recordes de precocidade da F-1 Imagem: LASZLO BALOGH / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 06h00

Sebastian Vettel acabou virando notícia na última prova do mundial de Fórmula 1, na Bélgica, devido ao estouro de seu pneu com menos de duas voltas para o final e as fortes críticas que fez à fornecedora da categoria, a Pirelli. Porém, o final de semana também foi de comemoração para o alemão, que completou seu 150º GP.

Apesar do problema com o pneu ter significado o fim de uma sequência de 21 provas nos pontos, quatro a menos que o recorde histórico, obtido justamente pelo companheiro Kimi Raikkonen, os números da carreira do alemão até aqui são impressionantes mesmo quando comparados com os grandes pilotos da história da categoria.

Comparando os 150 primeiros GPs de todos os pilotos que batem Vettel nas estatísticas – têm mais vitórias, poles ou pódios – dá para se ter uma ideia do que o alemão atingiu até aqui e do que pode ser projetado para seu futuro. Ele soma, por exemplo, mais vitórias que Senna e Prost, mais poles que Schumacher e mais pódios que Alonso. Além de, claro, mais títulos que todos eles nesta altura da carreira.

Vettel x Senna
Na comparação dos 150 primeiros GPs de ambos os pilotos, Vettel tem 41 vitórias contra 39 de Senna, mas perde em poles (45 a 61) e pódios (73 a 78).

Vettel x Schumacher
Frente a frente com seu grande ídolo, Vettel perde em vitórias (41 a 47) e pódios (73 a 88), mas ganha em poles (45 a 37)

Vettel x Prost
Contra Prost, Vettel ganha em dois quesitos: vitórias (41 a 39) e poles (45 a 20), mas perde em pódios (73 a 78).

Vettel x geração atual
Hamilton, Alonso e Raikkonen superam Vettel na estatística geral de pódios. Porém, no caso dos 150 primeiros GPs de todos eles, as estatísticas apontam três situações: no embate entre ele e Hamilton, tudo igual (73 a 73); contra Alonso ele vence (73 a 57) e contra Raikkonen, perde (73 a 78).

Nos demais quesitos, o tetracampeão já está na frente de todos os rivais da atual geração, mesmo com todos os GPs contabilizados.

Falando em números gerais, Vettel é o terceiro, empatado com Senna, em número de vitórias e terceiro em número de poles (em ambas as estatísticas, está atrás de Schumacher e Prost). Em número de pódios, é sétimo, sendo superado pelos mesmos Schumacher, Prost e Senna, além de Alonso, Raikkonen e Hamilton.

Outra curiosidade da carreira de Vettel é que, na Bélgica, ele completou 100GPs sem abandonar em decorrência de um acidente. Ninguém nunca obteve uma marca semelhante. O alemão é atualmente o terceiro colocado no campeonato e foi o único a conseguir bater as Mercedes e vencer em 2015.

Fórmula 1