Topo

Fórmula 1

Grid da F1 pode ter time chamado Renault Lotus Mercedes. E Prost como chefe

Do UOL, em São Paulo

29/08/2015 06h00

A Renault estaria muito próxima de finalizar a compra de grande parte das ações da Lotus, voltando a ser construtora já a partir de 2016, segundo informações da revista inglesa especializada Autosport. Contudo, isso poderia causar uma situação inusitada: um time chamado Renault Lotus Mercedes. E com Alain Prost como chefe.

Primeiramente, ainda não se sabe se o nome Lotus permaneceria. A Renault compraria 65% das ações do time que já foi dela entre 2003 e 2009. Porém, os atuais donos do negócio – o grupo de investimento Genii – manteria parte do controle acionário do time, o que abre a possibilidade do nome continuar o mesmo.

Apesar de não ter relação direta com a mítica equipe Lotus, que dominou a Fórmula 1 nos anos 1960 e no início dos 1970, os atuais donos entraram em acordo com a família do ex-proprietário do time, Colin Chapman, e vêm utilizando a marca como ferramenta de marketing.

Já o nome Mercedes pode ser mantido devido a restrições contratuais, que podem fazer com que a equipe não mude de motor para o ano que vem, continuando com os propulsores alemães. Isso porque, em 2016, a Renault ainda terá em vigor seu contrato com a Red Bull, que prevê tratamento de time de fábrica. Isso inviabilizaria que a Renault tivesse uma equipe própria usando seus motores.

Mesmo que existam ainda vários pontos nebulosos sobre o futuro da atual Lotus, sabe-se que as negociações com a Renault já se estendem por dois meses e que Prost está envolvido como comprador de parte das ações.

Fórmula 1