Topo

Fórmula 1

Especialista em 'segundo turno', Massa tem desafio pela frente neste ano

Massa está empatado com Raikkonen no quarto lugar na classificação - Reuters
Massa está empatado com Raikkonen no quarto lugar na classificação Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 06h00

É uma tradição que nem o próprio Felipe Massa consegue explicar: especialmente de 2008 para cá, o brasileiro tem a tendência de obter melhores resultados na segunda parte do campeonato em relação à primeira. Mas, em 2015, ele mesmo é o primeiro a reconhecer que não terá uma tarefa fácil.

São três metas quase complementares: a principal é terminar o campeonato no quarto lugar, o que seria seu melhor resultado desde que ficou a um ponto do título em 2008. Para isso, é importante pelo menos manter o embalo da primeira metade do ano, que já foi uma das melhores de sua carreira, e visar superar o ‘segundo turno’ do ano passado.

Em 2014, Massa somou nada menos que 94 de seus 134 pontos apenas nas oito últimas provas do campeonato. Seu companheiro, Valtteri Bottas, que fechou aquele ano em quarto, três posições à frente do brasileiro, fez 91. As performances foram tão boas que Massa reconhece a dificuldade em replicar o feito.

"Já fizemos a melhor primeira metade de ano [desde 2008], agora a meta é tentar repetir o que fizemos na segunda parte do campeonato de 2014. Vai ser difícil porque ela foi muito boa, mas vamos tentar.”

No caso de 2015, as características das pistas que vêm pela frente no calendário são motivo de confiança para Massa, que só se preocupa com a performance da Williams no circuito de Cingapura, um dos circuitos mais travados do ano – foram nos dois traçados de menor velocidade até aqui, Mônaco e Hungria, que a equipe teve suas apresentações mais fracas.

“Na segunda parte do campeonato há pistas boas para o nosso carro – talvez Cingapura seja a única que complique um pouco mais para nós. Spa, Monza, Rússia, Suzuka, Austin, Interlagos e Abu Dhabi são favoráveis – o México ainda é uma incógnita, mas creio que andaremos bem por lá. Então espero que consigamos lutar por bons pontos e, quem sabe, alguns pódios”, disse.

Até o momento, Massa só subiu ao pódio em uma oportunidade no ano. Em 2014, o brasileiro ficou três vezes entre os três primeiros, todas elas na segunda parte da temporada.

Com 11 etapas disputadas, Massa atualmente está empatado em pontos com o quarto colocado Kimi Raikkonen e tem três de vantagem para o companheiro Valtteri Bottas.

A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada neste final de semana, na Itália, prova que Massa terminou em terceiro ano passado.

Fórmula 1