Topo

Fórmula 1

Em crise com Renault, Red Bull será punida com ambos os carros em Monza

AP Photo/Luca Bruno
Imagem: AP Photo/Luca Bruno

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 09h37

A Red Bull confirmou que seus dois pilotos vão receber punições pela troca do motor no GP da Itália. Com isso, pelo menos três dos quatro pilotos que usam os motores Renault perderão 10 posições no grid de largada da prova que será realizada neste domingo, com largada às 9h pelo horário de Brasília.

Carlos Sainz, da Toro Rosso, que abandonou a última corrida, na Bélgica, com problemas no motor, já havia tido sua punição confirmada pela equipe.

“Vamos ser punidos com ambos os carros neste final de semana. Ambos vão para a sexta unidade de potência”, revelou o chefe da Red Bull, Christian Horner, ao site Autosport. Segundo as regras, cada piloto tem direito a usar quatro motores por temporada. A partir da quinta, começam as punições.

“Não temos muita quilometragem nos motores que nos restam, então precisamos fazer o possível para chegar ao final da temporada”, explicou. “Taticamente, decidimos levar a punição em Monza porque é uma pista na qual você fica de pé embaixo por 75% da volta, então é claro que não seria um dos melhores circuitos para nós.”

Após ir para o pódio com Ricciardo e Kvyat no travado circuito da Hungria, a Red Bull foi menos competitiva no veloz circuito da Bélgica, no qual a força do motor é mais importante. E Monza é o circuito de maior velocidade média da temporada.

De acordo com as simulações da Honda, o motor Renault hoje é o mais fraco da categoria. Os japoneses acreditam que, com a atualização feita no GP da Bélgica, eles superaram os franceses em 25cv. Mercedes e Ferrari têm cavalagem superior.

A Renault ainda não divulgou quando pretende atualizar seu motor, mas novidades só são esperadas para o GP da Rússia, no início de outubro.

Fórmula 1