Topo

Fórmula 1

Ronaldo ídolo e dólar a R$1,80: as notícias de quando Brasil vencia na F-1

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 06h00

O final de semana de GP da Itália marca o aniversário de seis anos desde a última vitória brasileira na Fórmula 1, com Rubens Barrichello, justamente em Monza. Muita coisa aconteceu na categoria desde então: o próprio Rubinho sairia dois anos depois e teria uma carreira vitoriosa na Stock Car, pilotos como Bruno Senna e Lucas Di Grassi teriam curtas carreiras, com poucas oportunidades, e Felipe Massa trocaria a Ferrari pela Williams.

A vitória de Monza foi a segunda de Barrichello naquele ano de 2009, quando o brasileiro pilotava pela Brawn, equipe que conquistou o título de construtores e que teve também o campeão da temporada, Jenson Button. Rubinho largou em quinto, mas acabou batendo os pilotos que vinham à frente devido à estratégia, pois parou uma vez a menos, em uma época em que a F-1 tinha reabastecimento durante as provas.

Saindo da pole, mas fazendo dois pit stops, Lewis Hamilton, então na McLaren, vinha perseguindo a outra Brawn, de Button, na luta pelo segundo lugar, mas acabou forçando demais e bateu no finalzinho da prova, dando o terceiro posto a Kimi Raikkonen, com a Ferrari.

Curiosamente, Barrichello era o único representante do Brasil naquela prova. Felipe Massa estava se recuperando do acidente sofrido no GP da Hungria, três provas antes, e Nelsinho Piquet havia sido substituído no meio da temporada.

O escândalo de Cingapura, inclusive, trazido à tona pelo brasileiro após a demissão, era o assunto do momento na Fórmula 1. Relembre o que mais estava acontecendo há seis anos:

Fórmula 1