Topo

Fórmula 1

F-1 em 2016 pode terminar em dezembro: 'Na véspera do Natal', brinca chefe

Pilotos posam para foto de encerramento da temporada, em Abu Dhabi - Getty Images
Pilotos posam para foto de encerramento da temporada, em Abu Dhabi Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 10h51

O campeonato recorde da Fórmula 1 para 2016, com 21 corridas previstas, pode terminar apenas em dezembro, admitiu o promotor da categoria, Bernie Ecclestone. Originalmente, o plano seria que o encerramento fosse no GP de Abu Dhabi em 27 de novembro, mas as equipes estão pressionando para garantir três semanas de folga em agosto, o que alteraria as datas.

Outro fator que está complicando a finalização do calendário é o desejo dos organizadores do GP de Cingapura em aumentar a distância para o GP da Malásia. Na primeira edição do calendário, as provas, que acontecem em regiões próximas, seriam realizadas em finais de semana seguidos.

Para atender aos pedidos, Ecclestone reconhece que a corrida da Malásia pode se tornar a penúltima etapa do campeonato, que terminaria apenas em dezembro, em Abu Dhabi.

“Malásia não será a última prova, mas sim a penúltima”, revelou Ecclestone ao Motorsport. Questionado se um desfecho para a temporada tão adiantado seria bom para a categoria, o inglês brincou. “Seria legal. Acho que na Véspera do Natal. Estamos tentando fazer uma boa corrida!”

O ajuste no calendário também atenderia aos pedidos das equipes, que se preocupam com o efeito da sequência de corridas a tradicional pausa do verão europeu. Além de ter mais provas, a temporada de 2016 também teria início duas semanas mais tarde que o usual, no início de abril, pressionando as datas.

“É algo que nos preocupa e vamos colocar em discussão na próxima reunião do grupo de estratégia”, confirmou a chefe da Williams, Claire Williams. “Não ter a pausa de verão é uma preocupação porque ela é muito importante para todos que trabalham na F-1. Todos precisam ir para casa e ficar com suas famílias.”

Caso a alteração seja confirmada, o GP do Brasil se tornará o antepenúltimo da temporada, entre as corridas do México e da Malásia. A etapa de Interlagos deve manter sua data, em 13 de novembro.

Fórmula 1