Topo

Fórmula 1

Alonso e Button soltam o verbo contra a McLaren: veja as broncas no rádio

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 06h00

As dificuldades nesta primeira temporada de parceria da McLaren com a Honda utilizando a tecnologia das unidades de potência V6 turbo híbridas têm gerado vários momentos decepcionantes para o time inglês - e sua estrelada dupla de pilotos, formada pelos campeões Fernando Alonso e Jenson Button. Mas também têm resultado em momentos hilários no rádio. Frustrados com os problemas, os pilotos não pouparam os engenheiros nas 14 primeiras etapas do campeonato.

A última mensagem ‘raivosa’ foi de Alonso, chamando o Honda de “motor de GP2”, referindo-se à categoria de acesso à Fórmula 1. O espanhol depois relativizou a declaração. “Quando estamos lutando no meio do pelotão, todos queremos vencer, e às vezes algumas mensagens de rádio que deveriam ser privadas são transmitidas. Ninguém deveria ter dúvida nenhuma de que eu tenho três anos com a McLaren e minha carreira na F-1 vai terminar com essa equipe. Tomara que ganhando tudo.”

Button também admitiu a irritação com a falta de competitividade após o GP do Japão. "É como se eu fosse um samurai sem a espada e armadura", comparou.

Confira as maiores broncas de Button e Alonso em 2015
1. “Motor de GP2!”:
Frustrado após ser ultrapassado por Max Verstappen e outros pilotos com facilidade na reta durante o GP do Japão, Alonso berrou no rádio da equipe: “Isso é um motor de GP2! Um motor de GP2!” Isso, em Suzuka, circuito que é de propriedade da Honda.

2. “O que mais?”: O engenheiro de pista de Jenson Button, Tom Stallard, lhe pediu para não deixar o carro escorregar nas curvas, para evitar superaquecimento da máquina, durante o GP de Cingapura. E ouviu: "O que mais? Agora bato na cabeça e esfrego a barriga?", citando uma música infantil do programa Vila Sésamo.

3. “Pareço um amador”: Logo nas primeiras voltas do GP do Canadá, quando estava disputando posições no meio do pelotão, Alonso ouviu um pedido para que economizasse combustível. “Não quero, não quero”, respondeu. Com a insistência do engenheiro, que o lembrou que teria problemas ao longo da prova se não seguisse a instrução, o espanhol retrucou: “Já tenho problemas suficientes pilotando isso e parecendo um amador. Deixe-me disputar e depois nos concentramos no combustível.”

4. “Supreso”: Ainda no início da temporada, o tom das mensagens era menos agressivo. Ainda assim, Button foi irônico durante o GP da Malásia, segunda etapa do ano, quando disse que estava “um pouco surpreso: parece que estamos nos aproximando de alguns carros.”

5. “Vírus”: No GP da Espanha, Alonso reclamava com a equipe que as baterias da unidade de potência não estavam sendo regarregadas. Quando ouviu do engenheiro que o sistema não apontava nenhuma anormalidade, disparou: Talvez vocês estejam com um vírus no seu computador, porque não está carregando nada”

Ocupando atualmente a penúltima posição no campeonato, a McLaren enfrenta uma de suas piores temporadas da história.

Fórmula 1