Topo

Fórmula 1

Williams 'joga a toalha' em luta com Ferrari e foca esforços em 2016

Giampiero Sposito/Reuters
Imagem: Giampiero Sposito/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 10h49

A Williams bem que tentou rivalizar com a Ferrari na luta pelo vice-campeonato da Fórmula 1, mas, mesmo esperando ter um bom desempenho nas cinco etapas restantes do campeonato, a equipe já admite que seus esforços estão mais concentrados no carro da próxima temporada. Com o terceiro posto na tabela consolidado - o time tem 129 pontos de desvantagem para os italianos e está 69 à frente da Red Bull - a ideia é testar soluções no carro que possam ser usadas em 2016, quando o regulamento permanecerá estável.

"Chegando no final da temporada, o foco está mudando para o carro do ano que vem e já estamos desenvolvendo o FW38 há muito tempo. Esse é o alvo até o final do ano - nos colocar na melhor posição possível para 2016 - e se conseguirmos encontrar algo que vá beneficiar o próximo carro, vamos usar isso para buscar alguns pódios até o final da temporada. E, quando mais próximos chegarmos da Ferrari, melhor", definiu Valtteri Bottas, confirmado ao lado de Felipe Massa na Williams em 2016.

"De fato, a maior parte das pistas que restam neste ano devem ser boas para nós. Acredito que as atualizações que estreamos em Cingapura nos deram mais pressão aerodinâmica e funcionaram bem. Mas obviamente a Red Bull e a Ferrari melhoraram também e será muito difícil batê-los nas próximas corridas."

Isso, mais no caso da Ferrari do que da Red Bull, uma vez que os GPs restantes - Rússia, EUA, México, Brasil e Abu Dhabi - serão disputados em pistas nas quais a potência do motor é importante, dando vantagem à Williams em relação à equipe que é quarta colocada no mundial.

A próxima etapa, da Rússia, será disputada dia 11 de outubro, em Sochi. Ano passado, a Williams conseguiu um pódio na corrida, com o próprio Bottas.

Fórmula 1