Topo

Fórmula 1

McLaren está perto de maior recorde negativo de sua história na F-1

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

06/10/2015 09h40

A McLaren está a duas corridas de igualar a maior seca de vitórias de sua história, que aconteceu entre 1977 e 1981: naquela época, foram 53 corridas sem chegar ao lugar mais alto do pódio. Hoje, são 51 GPs desde a última conquista e, com a perspectiva de melhora da atual situação da equipe apenas para a próxima temporada e cinco GPs para o final deste campeonato, é uma questão de tempo para que a marca negativa seja superada.

A última vitória da McLaren foi no GP do Brasil de 2012. De lá para cá, a equipe só chegou ao pódio em uma oportunidade, no GP da Austrália de 2014, com Kevin Magnussen e Button, que lucraram com uma punição a Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Em 2015, o baixo rendimento do motor Honda tem sido o calcanhar-de-Aquiles da equipe, que enfrenta a pior temporada desde 1980, quando terminou na nona colocação entre as equipes, mesma posição que ocupa atualmente.

De acordo com Fernando Alonso, o time sabe onde tem de melhorar, mas só vai conseguir ter ganhos reais ano que vem. "Será difícil ver algum grande progresso [neste ano] porque nossas limitações são muito claras e é necessário tempo para ter a maioria dos ganhos. Mas estamos usando as últimas corridas para nos direcionar para o ano que vem."

Porém, o fato desta ser a terceira temporada sem vitórias mostra que a Honda não é o único dos problemas da McLaren. O time ficou de fora do pódio pela primeira vez desde 1980 na temporada de 2013, enquanto ocupou posições intermediárias na última temporada mesmo usando os motores Mercedes, os mais competitivos da categoria, com os quais outra cliente, a Williams, conquistou uma série de pódios.

Mesmo com as dificuldades, o CEO da equipe, Ron Dennis, segue acreditando na parceria com os japoneses. "Não consigo entender por que as pessoas não entendem que não dá para ser campeão como cliente - simplesmente não vai acontecer", justificou. "Temos de passar por essa fase de aprendizagem para ter um motor competitivo. Mas a Honda está comprometida e sabem o que tem de ser feito."

A McLaren deve ter mais um final de semana difícil na Rússia, onde a F-1 disputa a 15ª etapa do campeonato, com classificação às 8h do sábado e corrida às 9h pelo horário de Brasília. Os treinos livres estão marcados para as 4h e 8h da sexta e 6h do sábado.

 

 

 

Fórmula 1