Topo

Fórmula 1

Mercedes com pé atrás e esperança para Massa: o que esperar do GP da Rússia

Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 06h00

A temporada de 2015 da Fórmula 1 vai chegando em sua reta final tendo Lewis Hamilton em grande fase  e caminhando a passos largos para o tricampeonato. O inglês, que lidera o campeonato com 41 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, vem de uma vitória incontestável no Japão. Porém, o ‘fantasma’ do mau rendimento da equipe em Cingapura ameaça o inglês neste final de semana.

Confira o que esperar do GP da Rússia

1. Decisão de título?
A Mercedes tem grandes chances de selar o título de construtores já neste final de semana. O time precisa somar apenas três pontos a mais do que a Ferrari para chegar ao bicampeonato com quatro etapas para o final. Isso só não aconteceu em quatro das 14 corridas disputadas até aqui. Curiosamente, o primeiro título, ano passado, também foi conquistado na Rússia.

2. Esperança para a Ferrari
Os próprios chefes da Mercedes reconhecem: depois de se surpreender com a derrota para a Ferrari no GP de Cingapura, mês passado, existe o temor de que a queda de rendimento se repita na Rússia: isso porque serão utilizados os compostos supermacio e macio, os mesmos da etapa noturna, e os líderes do mundial não sabem ao certo se compreenderam o que ocorreu. Quem está de olho em outra eventual queda de rendimento dos rivais é Sebastian Vettel, vencedor de três provas no ano.

3. Bom para a Williams
As grandes retas do circuito de Sochi serão uma boa oportunidade para a Williams usar a potência do motor Mercedes e entrar na luta pelo pódio com Mercedes e Ferrari. O time apareceu como segunda força no circuito ano passado, conquistando o terceiro lugar com Valtteri Bottas. Felipe Massa só não entrou na briga por um problema de fluxo de combustível na classificação, mas tem tudo para esperar uma corrida mais positiva em 2015.

4. Expectativa de mais emoção
Na estreia da Rússia no calendário, ano passado, Nico Rosberg trocou seus pneus no final da primeira volta e completou a prova tranquilamente, sem sofrer muito desgaste. Pensando nisso, a Pirelli trocou os compostos e vai levar seus pneus de maior degradação para Sochi. Isso gera a expectativa de estratégias mais variadas e mais ultrapassagens na corrida, além de dificultar o trabalho das equipes, que terão de rever seus dados em relação aos colhidos em 2014.

5. Vai ou racha?
A corrida de 2014 contou com um público de 65 mil espectadores. O número é modesto se comparado com as 95 mil pessoas que lotaram o circuito Red Bull Ring meses antes no retorno da Áustria ao calendário e há o temor que de, assim como Coreia do Sul e Índia, a etapa russa se torne outro ‘elefante branco’ no calendário, gerando pouco interesse local. Por outro lado, a presença de Daniil Kvyat em uma equipe grande como a Red Bull pode servir animar os russos.

O GP da Rússia terá classificação às 9h do sábado e corrida às 8h do domingo pelo horário de Brasília. Os treinos livres estão marcados para as 4h e 8h da sexta e 6h do sábado.

Fórmula 1