Topo

Fórmula 1

Alonso diz que já xingou Honda outras vezes. E garante que fica na McLaren

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 09h40

Duas semanas depois das críticas públicas que fez ao motor Honda justamente na casa da empresa japonesa, em Suzuka, Fernando Alonso voltou a defender que as mensagens de rádio dos pilotos não sejam transmitidas na TV - e disse que frases como “motor de GP2”, mostrada para todos durante o GP do Japão, não são nenhuma novidade para ele nesta temporada.

“Fomos muito positivos sobre a equipe e o carro ao longo do ano. O que se fala no rádio deveria ser privado porque você está falando com a equipe. Às vezes é mais fácil para a equipe entender a frustação porque eles sabem a determinação com a qual eu corro. É um esporte muito único, em que temos um microfone no nosso capacete. Se jogadores tivessem o mesmo, ouviríamos também sua frustração quando as coisas não vão bem”, comparou.

“Quando você está em uma corrida, tenta dar tudo e, volta após volta, vai perdendo posições na reta antes mesmo do ponto de freada, fica frustrado. Mas só foi transmitido em Suzuka. Se você ouvir os rádios meus e do Jenson ao longo da temporada vai ouvir muitas coisas do tipo.”

O espanhol, que vive sua pior temporada na Fórmula 1 desde o ano de estreia, na Minardi, e soma apenas 11 pontos em 14 etapas, reforçou o apoio ao projeto da Honda e disse que o que mais lhe chamou a atenção durante a estadia no Japão foi a visita à fábrica da empresa.

“O mais importante do GP do Japão foram as reuniões em Sakura, na quarta-feira [antes da corrida], quando vi o projeto para o ano que vem, as dificuldades do momento e as soluções possíveis. Foi a mensagem mais importante do final de semana. Isso é mais claro do que a frustração do domingo, que não é nenhuma novidade. Estamos positivos para o ano que vem e essas reuniões durante a semana foram muito mais importantes do que aquilo para as pessoas da Honda.”

Questionado sobre sua permanência na McLaren na próxima temporada, o espanhol foi direto. “Sim, é claro. E em 2017 também”, disse o piloto, que assinou por três anos ao final de 2014.

O GP da Rússia terá classificação às 9h do sábado e corrida às 8h do domingo pelo horário de Brasília. Os treinos livres estão marcados para as 4h e 8h da sexta e 6h do sábado.

Fórmula 1