Topo

Fórmula 1

Williams e demais clientes da Mercedes não terão motor atualizado em 2015

Clive Rose/Getty Images
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 09h01

As equipes clientes da Mercedes - incluindo a Williams de Felipe Massa - não terão direito à versão atualizada do motor até o final da temporada. Enquanto Lewis Hamilton e Nico Rosberg vêm utilizando a novidade desde o GP da Itália, no início da setembro, isso significa que os demais não terão nenhum update durante a temporada.

A unidade de potência que estreou no GP da Itália foi introduzida visando o início do desenvolvimento para o ano que vem. Contudo, após os alemães terem avaliado o retorno das novidades e a demanda de produção das novas peças, chegaram à conclusão de que não valia a pena produzir novos motores para Williams, Force India e Lotus.

Um dos pilotos que ficou sem a novidade, Sergio Perez afirmou que a Force India recebeu a notícia com tranquilidade. “O que ouvimos é que eles estão checando a confiabilidade do novo motor, para ver se ele está funcionando bem. Também ouvimos da Mercedes que não houve uma melhora tão grande assim, então a equipe não está muito preocupada em não ter o novo motor.”

Com cinco GPs para o final da temporada e o limite de quatro motores por ano, muitas equipes deverão começar a utilizar sua quarta unidade já neste final de semana. Caso uma nova especificação fosse liberada nas provas seguintes, os pilotos seriam penalizados caso usassem uma quinta unidade.

O GP da Rússia terá classificação às 9h do sábado e corrida às 8h do domingo pelo horário de Brasília. Os treinos livres estão marcados para as 4h e 8h da sexta e 6h do sábado.

Fórmula 1