Topo

Fórmula 1

Alonso aprova novo motor da Honda na Rússia. Desde que ele não quebre

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 11h54

Os treinos livres para o GP da Rússia foram marcados pela pouca ação na pista nesta sexta-feira, primeiro pelo vazamento de óleo diesel de um caminhão de serviço, e depois pela chuva. Porém, o dia foi de trabalho intenso para Fernando Alonso, piloto que mais andou no circuito de Sochi.

O espanhol testa uma nova especificação do motor Honda. A montadora gastou as últimas 4 fichas que tinha à disposição neste ano para alterar a câmara de combustão e o escapamento e escolheu o circuito de Sochi para testar a novidade devido à grande necessidade de utilização de energia elétrica para dar mais potência nas longas retas do circuito, grande deficiência do motor ao longo do ano. Porém, como apenas uma peça ficou pronta a tempo, só Alonso estreou a novidade.

A evolução foi aprovada pelo piloto. “O motor dá a potência esperada, mas sabemos que nossos motores não são muito confiáveis e já estamos usando o décimo. Esperemos que este seja mais confiável e dure até o final do ano.”

Por já ter estourado o limite de quatro unidade por ano, o espanhol será punido com a perda de 35 posições no grid. O espanhol, contudo, deve pagar a punição e usar um motor velho. Assim, usaria a nova unidade para a classificação e corrida apenas no GP dos Estados Unidos, sem sofrer qualquer penalização. A ideia seria levar a punição em um circuito em que a equipe teoricamente vai sofrer mais para aproveitar nas próximas etapas.

A terceira sessão de treinos livres para o GP da Rússia será disputada a partir das 6h do sábado e ganhou grande importância depois da pouca atividade de pista realizada nesta sexta-feira. A classificação será às 9h e a corrida, no domingo, às 8h. Todas as sessões terão transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Fórmula 1