Topo

Fórmula 1

Aos 34, Massa mira em título e diz que sua hora 'pode chegar de novo'

Max Rossi/Reuters
Imagem: Max Rossi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 17h32

Um dos pilotos mais experientes do atual grid da Fórmula 1, Felipe Massa já passou por tudo um pouco na categoria. Chegou como um jovem rápido e afoito, chegou a ser demitido, deu a volta por cima e foi contratado pela Ferrari. Ganhou espaço no time italiano e lutou pelo título em 2008. No ano seguinte, sofreu sério acidente, voltou, e passou quatro anos à sombra de Fernando Alonso no time italiano. Renascido na Williams, o brasileiro hoje vive uma rara segunda chance na categoria, retornou aos pódios e é elogiado pela equipe.

Mas será que, aos 34 anos, ainda dá para sonhar com o título? Para o piloto, sim. “Não posso dizer que estou feliz com a situação no momento. Quando estou lutando por vitórias e campeonatos é quando estou feliz. Infelizmente, no momento, não temos a possibilidade de fazer isso, mas acredito que minha hora pode chegar de novo. Sempre há um amanhã”, afirmou Massa em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.

Confirmado na Williams ano que vem, o brasileiro se mostra otimista com a maneira como o time, praticamente garantido no terceiro lugar no atual campeonato, com 69 pontos de vantagem para a Red Bull e com a expectativa de correr em circuitos favoráveis a seu carro até o final do ano, vem se preparando para a temporada de 2016.

“Diria que todas as equipes estão focando no carro de 2016 - essa é a natureza do esporte. No caso da Williams, posso dizer que começamos há muito tempo o carro do ano que vem - e é assim que tem de ser. Então vamos garantir o terceiro lugar e focar o mais rápido possível totalmente no desenvolvimento do próximo carro.”

Sobre essa temporada, Massa reconheceu que a Williams esperava estar mais à frente, mas salientou que o trabalho está longe de decepcionar.

“Certamente temos um motor muito bom. Talvez não o melhor - a Mercedes tem o melhor - mas definitivamente um bom motor. No lado do chassi, é claro que precisamos tentar melhorar porque a parte aerodinâmica é responsabilidade nossa. Há carros melhores que o nosso, mas não podemos reclamar. Se colocar tudo na mesa, não estamos exatamente onde esperávamos, mas acho que estamos longe de estar fazendo um trabalho desastroso.”

Massa está na Rússia onde a Fórmula 1 disputa a 15ª etapa do campeonato neste final de semana, com classificação às 9h do sábado e corrida às 8h do domingo. O piloto mira a quarta posição no campeonato e atualmente está em sexto, a 22 pontos de Kimi Raikkonen e a 14 de Valtteri Bottas.

Fórmula 1