Topo

Fórmula 1

Com chuva e óleo, Force India fecha dia na ponta. Massa lidera 2º treino

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 09h30

O dia de treinos livres para o GP da Rússia foi praticamente jogado no lixo depois de duas sessões com pouca ação na pista nesta sexta-feira em Sochi. O melhor tempo do dia acabou sendo registrado por Nico Hulkenberg, da Force India, na parte da manhã, uma vez que a chuva protagonizou a segunda sessão, liderada por Felipe Massa, da Williams. Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o segundo, e Valtteri Bottas, também da Williams, o terceiro.

Massa, porém, fechou o dia na 12ª colocação, logo à frente de Felipe Nasr. Isso porque os tempos da sessão da tarde foram bem mais altos do que os obtidos na primeira sessão, disputada com pista seca. Nasr, por exemplo, foi um dos pilotos que sequer marcaram tempos na segunda sessão.

Depois do treino da manhã ter tido, na prática, 20 minutos, após um veículo ter derrubado óleo diesel na pista, a segunda sessão também foi comprometida pela chuva. Isso vai dificultar a preparação das equipes, que correm no circuito de Sochi apenas pela segunda vez e, diferentemente do ano passado, desta vez usarão os pneus macios e supermacios.

Porém, como a expectativa é de pista seca para o final de semana, pilotos e equipes preferiram permanecer nos boxes pela maior parte do treino.

A exemplo do que aconteceu no primeiro treino, Alonso foi o único que insistiu em permanecer na pista mesmo com as condições difíceis. Isso porque o espanhol estreia uma atualização do motor Honda neste final de semana.

Apenas com uma hora de treino Alonso ganhou companhia na tabela de tempos, com a dupla da Toro Rosso, Carlos Sainz e Max Verstappen, indo à pista. O holandês logo tomou a ponta, ainda que 16s mais lento que a marca obtida por Nico Hulkenberg, com pista seca, pela manhã. Com 10 minutos para o final, apenas o trio e Jenson Button tinham marcado tempo.

Nos minutos finais, mais pilotos se aventuraram, mesmo com a pista ainda muito molhada. Entre eles, Kvyat, Bottas, Massa, Rosberg e Vettel. Bottas foi quem conseguiu lidar melhor com o asfalto escorregadio, colocando a Williams na ponta. Porém, a maioria dos pilotos optou por sequer dar voltas lançadas.

A terceira sessão de treinos livres, com uma hora de duração, começa às 6h do sábado. A classificação será às 9h e a corrida, às 8h do domingo, com transmissão pelo Placar UOL Esporte.
 

Confira os tempos da segunda sessão de treinos livres do GP da Rússia

1. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 2m 00.458s 
2. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 2m 00.659s 
3. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 2m 00.688s 
4. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 2m 00.806s 
5. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 2m 01.077s 
6. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault 2m 01.418s 
7. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 2m 02.805s 
8. Jenson Button ING McLaren-Honda 2m 02.845s 
9. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes sem tempo
10. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari sem tempo
11. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes sem tempo
12. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes sem tempo
13. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes sem tempo 
14. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault sem tempo 
15. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari sem tempo
16. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes sem tempo 
17. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari sem tempo
18. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes sem tempo 
19. Will Stevens ING Manor Marussia-Ferrari sem tempo 
20. Roberto Merhi ESP Manor Marussia-Ferrari sem tempo

Fórmula 1