Topo

Fórmula 1

Pode dar a taça para Hamilton? Vettel deve ser punido no próximo GP

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 09h32

A Ferrari pode sofrer uma punição e largar mais atrás no GP dos Estados Unidos para estrear uma nova atualização de seu motor. Pensando em 2016, a Scuderia quer aproveitar as últimas quatro etapas do campeonato para testar novidades em sua unidade de potência. Porém, como seus dois pilotos já usaram os quatro motores aos quais têm direito durante a temporada, a estreia significaria a perda de posições no grid da próxima prova, que será disputada dia 25 de outubro.

Caso a punição seja confirmada, trata-se de uma grande notícia para Lewis Hamilton: o inglês pode selar o tricampeonato caso marque nove pontos a mais que o ferrarista Sebastian Vettel e dois pontos a mais que o companheiro de Mercedes Nico Rosberg. Isso significa que, se Hamilton vencer pela décima vez em 16 GPs, Vettel precisa ser segundo para levar a decisão do título para a etapa seguinte, no México.

A Mercedes já atualizou seu motor em setembro, na etapa da Itália, pensando em 2016. Isso porque as regras impõem mais restrições ao desenvolvimento entre as temporadas em relação ao que aconteceu entre 2014 e 2015, quando a Ferrari deu um grande salto com sua unidade de potência.

As novidades que devem estrear nos Estados Unidos visam diminuir o tamanho do motor, para permitir que o carro ganhe em termos aerodinâmicos. Embora a equipe estude usar a novidade em ambos os carros, também é possível que apenas Kimi Raikkonen, que está fora da disputa pelo título, use o novo motor em Austin e leve a punição.

“Claro que a situação de Seb estar em segundo no campeonato deve ser considerada, mas temos de fazer nossos cálculos antes de tomar qualquer tipo de decisão”, se limitou a dizer o chefe da equipe, Maurizio Arrivabene.

Vettel também admitiu que a Ferrari precisa pesar o que pode ser ganho ainda neste ano e o que pode ser benéfico para a preparação para o ano que vem, quando a Scuderia pretende ameaçar o domínio da Mercedes. “Acho que ainda temos a chance de conquistar muitas coisas neste ano. Temos de usar a situação. Mas por outro lado tentamos aprender o máximo possível para o ano que vem.”

Vettel está a 66 pontos de Hamilton no campeonato. A Mercedes, por sua vez, já conquistou o bicampeonato de construtores.

Fórmula 1