Topo

Fórmula 1

Vettel admite que chegou a duvidar de sua habilidade no ano passado

Thomas Peter/Reuters
Imagem: Thomas Peter/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 06h00

Sebastian Vettel está vivendo uma grande fase na Ferrari, tendo vencido três provas, superando o número de vitórias de Ayrton Senna, e somando mais pódios nesta temporada do que nos anos de dois de seus quatro títulos. Porém, em um passado recente, o alemão reconhece que chegou a duvidar de suas qualidades.

Depois de conquistar quatro títulos seguidos entre 2010 e 2013, Vettel viveu uma temporada muito ruim no ano passado, sendo amplamente superado pelo companheiro menos experiente Daniel Ricciardo.

“Claro que duvidei de mim mesmo, e não me envergonho de reconhecer isso. No final das contas, é natural que isso pudesse acontecer em algum momento. Evidentemente, houve fatores que influenciaram, como os novos motores e os poucos quilômetros que fizemos na pré-temporada”, explicou em entrevista ao jornal El País.

“Ou seja, algumas vezes não rendi o tanto quanto deveria, mas também tive resultados ruins por coisas que não controlava. O importante é que eu saiba quando podia ter dado mais, e quando não.”

O piloto disse lidar bem quando é superado por outro. “Uma coisa é o orgulho que você pode ter, e outra é o respeito pelos demais. Seria muito estúpido da minha parte pensar que, como tenho quatro títulos, os outros são idiotas. Haverá dias em que vão ganhar de você e às vezes por uma diferença grande, mas também haverá momentos em que você terá a oportunidade de demonstrar o quão bom é. Claro que quero ser o melhor e quando me batem, fico bravo. Mas respeito muito quando alguém faz algo melhor do que eu.”

Vettel é atualmente o vice-líder do campeonato da Fórmula 1, 66 pontos atrás de Lewis Hamilton com quatro etapas para o final. O alemão está fazendo uma grande temporada em seu ano de estreia na Ferrari, batendo o companheiro Kimi Raikkonen por 113 pontos.

Fórmula 1