Topo

Fórmula 1

McLaren se surpreende com performance do novo motor: 'Melhor que esperado'

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 09h41

A resignação com o rendimento ruim dos motores Honda se tornou otimismo depois da estreia da nova evolução trazida pelos japoneses apenas no carro de Fernando Alonso durante a primeira sessão de treinos livres.

A McLaren decidiu aproveitar o GP da Rússia, no qual acreditava que não tinha muitas chances devido às longas retas, para colocar o novo motor no carro do espanhol e levar a punição pela troca. Assim, quando a unidade atualizada for utilizada novamente, no GP dos Estados Unidos, dia 25 de outubro, o bicampeão não receberá nenhuma pena.

Os resultados observados no único treino em que o novo motor foi utilizado, contudo, animaram bastante os chefes da equipe. “A atualização funcionou melhor do que o esperado. Foi um teste positivo. Então se não usamos na corrida foi só porque acreditamos que o tipo de circuito não era bom para nosso pacote”, afirmou Eric Boullier.

O comandante da Honda na Fórmula 1, Yasuhisa Arai, repetiu o discurso. “O novo motor respondeu melhor do que o esperado, ainda que a performance total ainda não seja boa o suficiente.”

Uma diferença que foi notada no circuito russo foi a mudança no som do motor, decorrente da alteração feita no escapamento.

O grande problema do motor Honda é sua deficiência na recuperação e utilização de energia elétrica. Assim, enquanto os demais usam essa energia para ganhar potência nas retas, o ‘boost’ dos pilotos da McLaren termina muito antes. Com isso, calcula-se que, dependendo do circuito, a diferença de velocidade no final das retas chegue a 45km/h.

Fórmula 1