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Mais de 20 controles e de 100 funções: conheça o volante de Lewis Hamilton

Sebastião Moreira/EFE
Imagem: Sebastião Moreira/EFE

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

15/11/2015 06h00

São mais de 20 botões e controles e mais de uma centena de funções diferentes. Desde que a telemetria bidirecional, que permitia que as equipes fizessem alterações no carro desde os boxes, foi proibida na Fórmula 1 em 2003, os volantes dos carros se tornaram fundamentais para que sejam feitas alterações durante as corridas.

Os volantes variam de equipe para equipe e também entre os companheiros de escuderia, de acordo com suas necessidades. Para Lewis Hamilton, por exemplo, ganham destaque os vários controles que o ajudam no equilíbrio de freio, um dos pontos mais fortes de sua pilotagem. O inglês é conhecido por ser muito sensível com a frenagem de seu carro e gosta de ter bastante controle sobre as configurações, que têm de ser alteradas dependendo do composto e desgaste dos pneus, assim como do nível de combustível.

As mudanças mais complexas têm de ser guiadas pelos engenheiros, que têm acesso a até 300 sensores em várias partes do carro. Tais equipamentos coletam dados com um atraso da ordem de apenas 2ms. Em cada final de semana de prova, são coletados na faixa de 5 bilhões de amostras.

Você sabe para que servem os botões do volante do tricampeão? Confira os detalhes do equipamento que Lewis Hamilton terá nas mãos nesse GP do Brasil.

Botões (lado esquerdo):
DRS: Ativa o sistema que muda o posicionamento da asa traseira para aumentar a velocidade do carro e a possibilidade de ultrapassagens.
+10: Usado para pular as telas que controlam as várias configurações que aparecem no painel.
N: Ativa o ponto morto
BB-: Usado para controlar o equilíbrio de freio
X: Cancela uma ação escolhida na tela
Mark: confirma uma ação escolhida na tela

Botões (lado direito):
PC:
Pit Confirm, utilizado para que o piloto confirme que recebeu alguma instrução sem ter de acionar o rádio
+1:  Usado para pular as telas que controlam as várias configurações que aparecem no painel
PL: Restringe a velocidade máxima, usada para quando o piloto entra nos boxes
BB+: Usado para controlar o equilíbrio de freio
Radio: Ativa o rádio para que o piloto fale com o engenheiro
RS: Race Start - coloca o carro em modo de largada

Borboletas:
Vermelha:
controla o diferencial para a entrada das curvas
Laranja: mais uma ferramenta para controlar o equilíbrio de frenagem
Prata e verde: pode ser configurado para alterar rapidamente freios, motor e outras configurações, incluindo a forma como o carro acelera
Azul: controla o diferencial para curvas em alta velocidade

Botões centrais: controlam uma série de configurações pré-ajustadas, desde a forma como os pneus são usados até o torque do motor e o ponto de embreagem, utilizado para a largada.

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