Topo

Fórmula 1

Williams desiste de recorrer de exclusão de Felipe Massa no GP do Brasil

AP Photo/Christian Palma
Imagem: AP Photo/Christian Palma

Do UOL, em São Paulo

19/11/2015 17h29

A Williams desistiu do recurso para tentar invalidar a exclusão de Felipe Massa do GP do Brasil devido a irregularidades em um dos pneus do carro do brasileiro, que chegou em oitavo lugar na prova. Mesmo convencida de que não havia nenhuma irregularidade, a equipe decidiu acatar a punição pois já tem o terceiro lugar entre os construtores assegurado e um recurso iria representar altos custos.

Falando durante os treinos para a Corrida dos Campeões, evento de que participa neste final de semana, em Londres, Felipe Massa disse ter considerado a punição estranha. “Honestamente, eu não entendo”, disse o brasileiro ao site F1i. O que aconteceu foi muito, muito estranho. Não senti nada diferente no carro, e certamente se houvesse tanta diferença na temperatura do pneu eu sentiria que o carro estaria bem pior logo na primeira curva”.

A exclusão aconteceu porque uma medição, feita pela FIA no grid de largada, mostrou que a temperatura estava 27ºC acima do permitido e a pressão, 0.1psi maior que o limite máximo estabelecido para o circuito de Interlagos. Segundo os dados coletados pela FIA no grid de largada, o pneu traseiro direito do carro de Massa estava a 137ºC, quando o limite estabelecido é de 110ºC. A pressão também estava mais alta que os 20.5psi estabelecidos como o teto pela Pirelli.

Contudo, a Williams negou que o pneu estivesse com a temperatura tão alta e acusou a federação de ter errado na medição. Segundo os dados do próprio time, o pneu estava a 104ºC, bem abaixo do limite. “Compramos exatamente o sensor que a FIA usa e fazemos checagens aleatórias para determinar se estamos dentro das regras. É muito crítico para nós entender onde está esse problema pois temos três medidas independentes e nenhuma delas deu um resultado sequer parecido com o que a FIA apontou", disse o chefe de performance Rob Smedley, logo após a prova.

Fórmula 1