Topo

Fórmula 1

'A chance do meu companheiro me superar era nesse ano', avalia Felipe Nasr

AP Photo/Eduardo Verdugo
Imagem: AP Photo/Eduardo Verdugo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

23/11/2015 06h00

Há pouco mais de um ano, quando Felipe Nasr foi anunciado como piloto da Sauber, ao lado de Marcus Ericsson, criou-se a expectativa de que o brasileiro superasse com sobras o sueco, que vinha de uma temporada de estreia fraca na nanica Caterham.

Porém, ainda que a diferença na pontuação seja considerável, o duelo acabou sendo mais apertado do que muitos especialistas previam. Mas isso não preocupa Nasr. Para o piloto, a grande chance que o ex-rival da GP2 tinha de superá-lo era nesta temporada.

“Acho que o Ericsson é um bom piloto. Em uma equipe pequena, é difíicl mostrar resultado. Na Sauber, nós tivemos algumas oportunidades. Mas ele está no segundo ano na Fórmula 1 - se ele tivesse que andar na frente, seria neste ano. Consegui resultados bem melhores”, disse em entrevista ao UOL Esporte.

A classificação do mundial tem Nasr com 27 pontos, na 13ª colocação, e Ericsson com apenas nove, em 18º. Porém, os números dos dois mostram uma batalha bem mais apertada: a placar está empatado em 9 a 9 nas 18 classificações disputadas até aqui. Nas corridas, Nasr terminou à frente 8 vezes nas 13 provas que ambos completaram.

Em 2016, os dois novamente dividirão a equipe Sauber, mas Nasr acredita que terá mais chances de mostrar trabalho.

“Este foi um ano de aprendizado, eu não conhecia todas as pistas, diferentemente dele, então estou no lucro. Ano que vem só pode ser melhor pois eu já tenho a experiência e cada final de semana na Fórmula 1 conta muito em termos de experiência.”

Mesmo com o duelo interno apertado, o brasileiro destaca o bom relacionamento dentro da Sauber. “Me dou super bem com ele, trabalhamos bem juntos e o objetivo é o mesmo. Então entramos na equipe com a mesma consciência de melhorar a situação, mas acho que fiz muito além da expectativa que eu tinha.”

Com o título de pilotos já conquistado por Lewis Hamilton e o de equipe com a Mercedes, a Fórmula 1 faz sua despedida da temporada de 2015 com o GP de Abu Dhabi, neste domingo, a partir das 11h pelo horário de Brasília.

Fórmula 1