Topo

Fórmula 1

'Mentalidade pequena' da Ferrari afeta a Fórmula 1, defende ex-dirigente

Max Rossi/Reuters
Imagem: Max Rossi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 12h02

A Ferrari deveria deixar de olhar apenas para seus interesses e pensar na Fórmula 1 como um todo, defende o ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Max Mosley. Com o poder de vetar mudanças na categoria, o time italiano vem adotando uma postura conservadora que não tem agradado os rivais.

“Você tem de olhar o todo se for a Ferrari. Uma Fórmula 1 que não funciona não é boa para a Ferrari porque é uma grande ferramenta de marketing para eles”, disse à Sky Sports. “Então acho que eles deveriam ser um pouco mais generosos.”

O ex-presidente da FIA relembrou que o veto ao qual a Scuderia tem direito é algo histórico. “Ele surgiu do fato que a Ferrari ficava entre nós, as equipes britânicas e a FIA, como um suporte do equilíbrio e se eles fossem mais em uma direção ou em outra, teriam uma influência tão grande que isso cresceu até que eles efetivamente começaram a ter o direito de veto”, explicou.

“Mas acho que isso mostra uma certa mentalidade pequena e, se eu estivesse na posição da Ferrari, estaria inclinado a dizer que ‘preciso que a Fórmula 1 tenha sucesso e portanto farei tudo para ver isso acontecer e se eu não vencer, é culpa dos meus engenheiros, já que eles têm os recursos necessários’.”

Recentemente, a Ferrari usou seu poder de veto para barrar um teto orçamentário para os motores. Com isso, a federação, apoiada pela Red Bull, lançou uma proposta de motor alternativo, que passará por votação hoje em Paris. Novamente, os italianos podem travar a proposta.

Fórmula 1