Topo

Fórmula 1

Mundial de pilotos ainda tem brigas abertas no último GP do ano. Confira

Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 06h00

Lewis Hamilton já conquistou o título há quase um mês e seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, selou o vice no GP do Brasil, mas o campeonato de pilotos ainda tem algumas boas brigas abertas antes da última prova do ano, que vai ser disputada neste final de semana, com largada às 11h do domingo. Confira:

Valtteri Bottas (4º) x Kimi Raikkonen (5º)
Um ponto separa os dois finlandeses, que não vêm trocando declarações das mais simpáticas nas últimas semanas, ainda mais depois de duas colisões em três GPs: na Rússia, foi Bottas quem ficou pelo caminho e, no México, foi Raikkonen. Para a decisão, ainda que o piloto da Ferrari tente diminuir a importância do quarto lugar, tanto ele, quanto o compatriota da Williams já avisaram que não vão aliviar no caso de se encontrarem na pista novamente.

“O quarto é melhor do que o quinto, mas isso importa? A maioria das pessoas não lembra. Vamos tentar obter o melhor resultado possível e ver onde terminamos o campeonato.”

Com 19 pontos a menos que Bottas, Felipe Massa depende de uma corrida bastante inusitada para tentar superar o companheiro, uma vez que Mercedes e Ferrari se mostraram superiores ao longo do ano.

Daniil Kvyat (7º) x Daniel Ricciardo (8º)
Fazendo sua estreia na Red Bull contra um piloto que somou três vitórias no ano passado e superou com sobras o tetracampeão Vettel, Kvyat demorou para engrenar, mas a luta passou a ser equilibrada desde o GP de Mônaco, ainda que quebras para ambos os lados tenham atrapalhado as campanhas dos companheiros.

Aproveitando oportunidades importantes, como na Hungria, quando foi segundo, e no México, quando terminou em quarto, Kvyat chega à decisão com 10 pontos à frente. A vantagem orna difícil alguma reação por parte de Ricciardo, pois o australiano vai precisar de pelo menos um quinto lugar para passar o companheiro. Isso, se o russo não pontuar.

Romain Grosjean (10º) x Max Verstappen (11º) x Nico Hulkenberg (12º)
Esta briga talvez seja a mais difícil de prever, com três pilotos de equipes diferentes divididos três pontos. Grosjean atualmente leva a vantagem por ter sido o único do trio a obter um pódio, mas Verstappen vive uma sequência de seis provas nos pontos e Hulkenberg, apesar de não ter tido bons resultados ultimamente, tem um ano mais consistente que seus rivais diretos.

Mas Verstappen não precisa se preocupar com um ‘título’: o de melhor estreante do ano. O holandês tem 22 pontos a mais que Felipe Nasr e 31 a mais que o companheiro Carlos Sainz.

Jenson Button (16º) x Fernando Alonso (17º)
Se observarmos que Button só pontuou em quatro ocasiões no campeonato e Alonso, apenas em duas, temos a medida do tamanho do fiasco da McLaren nesta temporada. E, para o espanhol, o ano para esquecer tem grandes chances de terminar ainda pior. Com cinco pontos de desvantagem, o bicampeão precisa no mínimo de um sétimo lugar para se livrar de uma estatística nada agradável: em sua 14ª temporada como titular, pode ser a primeira vez que o piloto termina um campeonato com menos pontos que seu companheiro de equipe, lembrando que, em 2007, Alonso foi superado por Hamilton, mas nos critérios de desempate.

Fórmula 1