Topo

Fórmula 1

Alonso aposta: 'Estar na McLaren é a única maneira de voltar a ser campeão'

Paul Chiasson/AP
Imagem: Paul Chiasson/AP

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 09h45

O GP de Abu Dhabi, neste final de semana, marca o fim da pior temporada da carreira de Fernando Alonso. Apesar de, ao menos, ter marcado 11 pontos até aqui - diferentemente de seu ano de estreia, quando ficou zerado pilotando pela Minardi - o espanhol teve oito abandonos em 18 provas e provavelmente terminará um campeonato com menos pontos que um companheiro de equipe pela primeira vez na carreira. Jenson Button soma 16 pontos.

Mesmo assim, o bicampeão segue acreditando no projeto da McLaren-Honda, ao qual se junto no começo deste ano após cinco anos e três vice-campeonatos na Ferrari. “É a única maneira de voltar a ser campeão novamente”, cravou Alonso.

Porém, o espanhol ainda não sabe se 2016 será o ano da virada para o time inglês.

“No momento, é um ponto de interrogação onde a McLaren pode estar ano que vem. Ficamos unidos em momentos difíceis e sempre avançamos neste ano. Para 2016, temos de voltar para onde merecemos, competindo pelas posições de ponta: não sei se isso significa lutar por campeonato, vitórias ou só pódios, isso é sempre difícil saber.”

A crença de melhora vem do que o espanhol tem observado na fábrica do time. “O trabalho que a equipe fez nos últimos meses foi lógico e estou confiante de que vamos ver a equipe muito melhor ano que vem”.

Enquanto isso, Alonso já indicou que a última prova do ano servirá como mais um teste visando em 2016. As atividades para o GP de Abu Dhabi começam com os treinos livres na sexta-feira, com sessões de 1h30 a partir das 7h e 11h pelo horário de Brasília. O terceiro treino livre abre o sábado às 8h e a classificação começa às 11h. A largada, no domingo, também será às 11h.

Fórmula 1