Topo

Fórmula 1

Ferrari atualiza motor. Mas não deve colocá-lo na pista em Abu Dhabi

Edgar Su/Reuters
Imagem: Edgar Su/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 11h53


A Ferrari tem um motor novo, mas ele deve ficar na garagem durante o GP de Abu Dhabi, neste final de semana. O time italiano correu contra o tempo para conseguir utilizar todas as fichas de desenvolvimento às quais ainda tinha direito durante esta temporada. Porém, como ambos os pilotos seriam punidos caso usassem a novidade, a Scuderia deve optar por estrear as atualizações ano que vem.

A estratégia é justificada pelas regras, que permitiram a utilização de um número limitado de fichas de desenvolvimento durante esta temporada. A Ferrari ainda tinha quatro fichas à disposição, mas não conseguiu aplicar as atualizações antes. Por outro lado, homologasse o motor com as mudanças após o GP de Abu Dhabi, o desenvolvimento já descontaria fichas da próxima temporada. Em 2016, cada montadora terá 32 fichas à disposição.

Motor velho para a Red Bull e Rosberg ‘pendurado’
Falando em motores, a Red Bull decidiu voltar atrás e não utilizar o motor atualizado da Renault. A unidade, testada por Daniel Ricciardo no GP do Brasil, conta com a única melhora feita pela Renault na temporada, mas decepcionou: dados da equipe demonstraram que não houve ganho de potência com a novidade.

Já Nico Rosberg deverá ter cuidado com seu motor neste final de semana. A Mercedes teve de alterar sua programação depois de encontrar um vazamento de água na unidade usada no GP do Brasil e, com isso, teve de trocar o motor do alemão por um propulsor já usado. Caso chegue ao final do GP de Abu Dhabi, Rosberg terá feito mais de 3700km com um motor que foi feito para curar cerca de 3010km.

Fórmula 1