Topo

Fórmula 1

Rosberg dá o troco em Hamilton e fecha a sexta-feira na frente em Abu Dhabi

Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 12h30

Vindo de cinco poles e duas vitórias consecutivas, Nico Rosberg fechou a sexta-feira de treinos livres para o GP de Abu Dhabi na frente. O alemão superou o companheiro de Mercedes e campeão de 2015, Lewis Hamilton, por pouco mais de um décimo, em uma briga equilibrada durante as duas sessões de treinos do dia.

Sergio Perez surpreendeu e foi o terceiro, ainda que tenha tido de encerrar seu treino 15 minutos antes do fim, devido a um superaquecimento de freios que chegou a causar um princípio de incêndio em sua Force India. Felipe Massa terminou o dia apenas em 12º. Felipe Nasr foi o 17º.

Hamilton ficou na frente enquanto todos os pilotos estavam usando os pneus macios, a exemplo do que acontecera na primeira sessão de treinos livres, disputada ainda à tarde em Abu Dhabi. Rosberg ficou em segundo, a menos de dois décimos do companheiro de Mercedes, com Daniel Ricciardo aparecendo em terceiro com a Red Bull, seguido de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, da Ferrari.

Com o cair da noite, começaram as simulações de classificação com os pneus supermacios e pouco combustível. Foi quando Rosberg tomou a ponta, 138 milésimos de vantagem para Hamilton.

Quem surpreendeu com os supermacios foi Sergio Perez, que ficou com o terceiro tempo, a seis décimos do líder. A Force India apareceu bem desde os primeiros treinos, mas vinha perdendo para Red Bull e Ferrari com os pneus macios. O mexicano foi seguido por Daniel Ricciardo, com Vettel completando o top 5.

Outro destaque ficou por conta de Fernando Alonso, que colocou a McLaren em nono lugar, a menos de um segundo das Mercedes. As Williams, por sua vez, tiveram um desempenho tímido, com Bottas em 11º e Massa em 12º.

As Sauber, por sua vez, só ficaram à frente das Manor, com Felipe Nasr em 17º, pouco mais de um décimo do companheiro Marcus Ericsson.

Os carros voltam à pista neste sábado às 8h, no terceiro treino livre. A partir das 11h, começa a classificação. A largada do GP de Abu Dhabi será às 11h, pelo horário de Brasília.

Confira a classificação do GP de Abu Dhabi

1º Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3º Sergio Perez (MEX/Force India)
4º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
5º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
6º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
7º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
8º Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
9º Fernando Alonso (ESP/McLaren)
10º Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
11º Valtteri Bottas (FIN/Williams)
12º Felipe Massa (BRA/Williams)
13º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
14º Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
15º Romain Grosjean (FRA/Lotus)
16º Jenson Button (ING/McLaren)
17º Felipe Nasr (BRA/Sauber)
18º Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
19º Will Stevens (ING/Manor)
20º Roberto Merhi (ESP/Manor)

Fórmula 1